Publicado 12/05/2019 - 18h02 - Atualizado 12/05/2019 - 18h02

Por Da Agência Anhanguera

Evento reúne 42 restaurantes de 17 a 19/5, na 26ª temporada do pinhão

Divulgação

Evento reúne 42 restaurantes de 17 a 19/5, na 26ª temporada do pinhão

A 26ª temporada do pinhão de Visconde de Mauá traz aos visitantes várias delícias que alguns dos chefs mais famosos do país, que ensinarão a fazer pratos em aulas-shows gratuitas. O evento reúne 42 restaurantes da região e tem seu destaque no Concurso Gastronômico que será realizado de 17 a 19 de maio com a participação de nove deles. Em disputa estarão a melhor entrada, prato principal e sobremesa, sempre à base do pinhão. O evento contará ainda com degustações, apresentações musicais e um Salão dos Produtores. A coordenadora da temporada, Mônica Rangel, destaca que este ano o formato do ano passado será mantido, onde as barracas dos restaurantes poderão vender, após as 21 horas, provas de seus pratos aos participantes que não tenham comprado os passes de degustação com direto a voto no concurso (R$50,00). “Vamos estender um pouco a festa e permitir que as pessoas aproveitem um pouco mais do momento especial que é esse encontro.”, afirma Mônica.
Ela lembra que todos os restaurantes de Visconde de Mauá estarão abertos durante o próximo fim de semana. Além deles, haverá a mostra “Sabor da Montanha”, com produtores da região e que funcionará ao lado do Peps com venda de produtos e degustações.
Outra atração é o “Salão do Pinhão” que reúne obras de arte de artistas da região. Para incrementar a cultura do pinhão, no dia 19 de maio, os chefs visitarão o bosque das araucárias onde as mudas foram plantadas pelos chefs no evento passado. Quem ainda não tem araucária com seu nome plantará nesse momento. Esse bosque será uma floresta especial no PEPs – Parque Estadual da Pedra Selada, uma área dedicada à araucária. Cada chef terá uma placa com seu nome para identificação das árvores. Para participação no júri popular, com direito a degustar as provas dos restaurantes concorrentes, é necessário reservar e comprar o passe por R$ 50,00, a partir de 2/5, por meio do e-mail gostocomgosto@uol.com.br. Após a confirmação do pagamento as instruções serão enviadas. O júri funcionará das 18 às 21 horas ao lado no PEPs.
Mônica lembra que todos os restaurantes de Visconde de Mauá estarão abertos durante o fim de semana. Além deles, haverá a mostra “Sabor da Montanha”, com produtores orgânicos e familiares da região e que funcionará ao lado do PEPs também, com venda de produtos e degustações.
PROGRAMAÇÃO GERAL
Sábado – 18 de maio
18 horas – Início do Júri Popular no Peps – encerra pontualmente às 21h
18 horas – Início do Júri Popular no Peps
19 horas – Início do Júri dos Grandes chefs
19 horas – Sabores da Montanha – apresentação dos produtos artesanais e orgânicos da região
21 horas – Encerramento do concurso e apuração dos vencedores
21 horas – Forro pé de serra –
23 horas – Premiação dos vencedores
Domingo – 19 de maio
11h – Visita ao Bosque das Araucárias com plantio de mudas pelos chefs que ainda não possuem a sua arvore.
Obs.: As aulas shows acontecerão dentro do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPs)
(Avenida presidente Wenceslau Brás s/nº, na Vila de Visconde de Mauá).
site: http://www.mauagastronomico.com.br
facebook: mauagastronomico
instagram: @mauagastronomico

Escrito por:

Da Agência Anhanguera