Publicado 06/05/2019 - 15h31 - Atualizado // - h

Por Diego Cunha

Ambiente da pizzaria respira história com dois fornos ao alcance da vista dos frequentadores

Leandro Ferreira/AAN

Ambiente da pizzaria respira história com dois fornos ao alcance da vista dos frequentadores

Com o objetivo de trazer a tradicional pizza paulistana para Campinas, a Espósito Pizzeria completa 10 anos de história em 2019. O estabelecimento traz, além da capital paulista, raízes legitimamente italianas. Afinal, o nome de batismo da casa é inspirado em Raffaele Esposito, pai da pizza moderna no século XIX, e criador da famosa pizza marguerita.

A partir daí, algumas características tornam-se obrigatórias diante da tradição. O ambiente, por exemplo, respira história. Com dois imponentes fornos de pizza, localizados de frente para o salão da pizzaria, o cliente pode acompanhar de perto o preparo das redondas. Enquanto as mesas e cadeiras, feitas de madeira, e a decoração com quadros de fotos antigas nas paredes remetem às pizzarias paulistanas dos velhos tempos, uma divertida pintura referente ao surgimento das pizzas no período imperial, deixa o ambiente descontraído.

A herança também está presente no cardápio. Além das pizzas tradicionais, como calabresa, marguerita e portuguesa, as de autoria da casa também fazem sucesso. A mogiana (receita ao lado), por exemplo, traz bacon, requeijão cremoso, sálvia, tomate pelado, e o queijo mogiana, artesanal da fazenda Atalaia, localizada em Amparo. O menu de petiscos é outro que costuma agradar a clientela, oferecendo desde o delicioso pão de calabresa, até as piadinas de muçarela, cogumelos e outros sabores. Para finalizar, nada como uma boa sobremesa, em que as pizzas de nutella e banana flambada reforçam o convite para embarcar na história da Espósito Pizzeria.

RECEITA

Pizza Mogiana


Ingredientes:
- 480 gramas de massa de pizza
- 200 gramas de tomate pelado italiano
- 2 tomates Débora sem pele cortado em cubos
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- 1 fio de azeite
- 50 gramas de bacon assado
- 120 gramas de queijo
- 4 colheres de requeijão catupiry
- Sálvia
- Orégano italiano

Modo de Preparo:
Primeiramente prepare o molho. No liquidificador bata o tomate pelado com azeite, sal e pimenta do reino. Para a massa é necessário abri-la polvilhando farinha. Feito isso, coloque quatro colheres do molho e o queijo cortado em cubos. Em seguida, acrescente meia colher de requeijão por fatia da pizza, tomate Débora cortado em cubos e o bacon. Leve ao forno (à lenha) por aproximadamente três minutos. Por fim acrescente folhas de sálvia e óregano.
Espósito Pizzeria
Local: Av. Albino J. B. de Oliveira, 1110, Barão Geraldo, Campinas
Funcionamento:
Terça a quinta: das 18h às 23h
Sexta e Sábado: das 18h à meia-noite
Domingo: das 18h às 23h
Telefone: (19) 3288-0693

Escrito por:

Diego Cunha