Publicado 17/05/2019 - 14h29 - Atualizado 17/05/2019 - 19h22

Por Delma Medeiros

Em 'Tio', Renata Gaspar e Eduardo Sterblitch interpretam dois alienígenas que ensinan sobre a população da Terra a turistas de outros planetas

Divulgação

Em 'Tio', Renata Gaspar e Eduardo Sterblitch interpretam dois alienígenas que ensinan sobre a população da Terra a turistas de outros planetas

Dois seres de outro planeta realizam um ‘treinamento intergaláctico’ para ensinar aos turistas de outros planetas como os seres humanos se relacionam, pensam, agem e vivem para que eles possam vir para cá e ter uma experiência da civilização terrestre. Este é o mote do espetáculo Tio, que reúne, os atores e humoristas Eduardo Sterblitch e Renata Gaspar. O espetáculo faz sua estreia nacional nesta sexta (17) no Teatro Iguatemi Campinas e fica em curta temporada até domingo (19).
Renata Gaspar explica que a ideia deste projeto surgiu pela intenção dos atores de se fazer algo juntos. “Aí a gente convidou amigos que admirávamos e que queríamos próximos. A Verônica Debom e o Célio Porto, que escreveram a peça, são amigos nossos. A Verônica também fazia o Tá no Ar. O Célio escreve “Isso a Globo não mostra”, para o Fantástico, um quadro que está fazendo muito sucesso. A Débora Lamm, que veio dirigir o espetáculo, também sempre foi uma amiga próxima, uma ótima atriz e uma excelente diretora. Era o encaixe perfeito. Fizemos muitas reuniões e encontros para acharmos o que queriamos falar e chegamos a este formato. Foi muita conversa, um trabalho coletivo. Ao mesmo tempo, colocamos coisas nossas no texto. Fomos construindo juntos, e deu muito certo. Foi um encontro perfeito”, afirma Renata.
O espetáculo é uma espécie de Ted Talk - palestras curtas sobre os mais variados assuntos destinadas a disseminar ideias, segundo palavras da organização que lançou a proposta. Sucesso na Europa, Ásia e Estados Unidos, o modelo começa a se popularizar no Brasil. Segundo Renata, o Ted Talk é bem diferente de um stand up. “O stand up tem só uma pessoa no palco, sem personagem, sendo ela mesma, com um set e um texto próprio. É mais um lugar de piada. A pessoa é quem cria o texto e o interpreta sozinha. Nosso caso é totalmente diferente. Eu nunca fiz stand up, apenas improviso. Já apresentei improviso de jogos e de dramaturgia, principalmente. O Tio é uma dramaturgia, uma peça mesmo, um espetáculo de comédia com personagens. Todo o tempo a gente faz personagens - dois seres que não são da Terra. É quase uma palestra, um ted talk. Os personagens apresentam a cultura humana para outros seres extraterrenos. É bem diferente do stand up”, aponta.
Com demonstrações divertidas em esquetes que utilizam dezenas de personagens, os dois atores conduzem a plateia numa vertiginosa, estranha e divertida investigação sobre o funcionamento do ser humano e sua interação com os outros. Na montagem os figurinos são assinados por Marcelo Marques e Eduardo Sterblitch responde também pela trilha sonora.
A escolha de Campinas para a estreia nacional foi pela disponibilidade do espaço. “Está muito difícil fazer teatro hoje, ainda mais sem patrocínio. Estamos fazendo um negócio na raça, mesmo, e isso é admirável. Não é simples fazer teatro no Brasil, principalmente desta forma. E fomos muito bem recebidos em Campinas. O pai do Edu mora em Campinas. Acho que foi um casamento legal. Campinas estava de portas abertas e sempre teve um público muito bom, que frequenta teatro, que gosta de teatro. Para nós essa troca é maravilhosa”, coloca Renata. Depois de Campinas, o espetáculo passa por Fortaleza e Curitiba. “Vamos rodar pelo Brasil antes de fazer temporada.”
Sobre os atores
O carioca Eduardo Sterblitch é comediante, roteirista, ator e cantor. Na TV, participou dos programas Pânico na TV, Pânico na Band, Procurando Casseta & Planeta, Amor & Sexo, PopStar, Humoristinhas e Tá no Ar: a TV na TV. No cinema, atuou em Os Penetras 1 e 2, Rio, Eu Te Amo, O Homem Perfeito e Chacrinha, o Velho Guerreiro. No teatro, destacou-se em DezNecessários, A Velha, O Melhor Melhor Show do Mundo, Use Me, Sterblitch Não Tem um Talk Show e O Rei do Mundo – Uma Comédia Sobrenatural, entre outros.
A paulistana Renata Gaspar Pinto é atriz e humorista. Na TV participou de Tudo o que é Sólido Pode Derreter, Descolados, Saturday Night Live, A Vida de Rafinha Bastos, Tá no Ar: a TV na TV, Chapa Quente, Mister Brau, Sob Pressão e Pais de Primeira. No cinema, atuou no longa Amores Urbanos, de Vera Egito. Ela conta que Tio é sua primeira comédia no teatro. “É novo para mim. Tenho uma facilidade muito grande com o humor, uma veia cômica, é natural. O drama também é algo que eu amo fazer, não consigo ficar só no humor.”
AGENDE-SE
O quê: espetáculo 'Tio'
Quando: nesta sexta-feira (17), às 21h; sábado (18), às 21h30; e domingo (19), às 19h
Onde: Teatro Iguatemi Campinas (Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina, fone: 3294-3166)
Quanto: R$ 80,00 (inteira) (à venda na bilheteria de 2ª a sábado, das 10h às 22h; e domingos, das 12h às 20h, ou na internet pelo site http://www.ingressorapido.com.br)
 

Escrito por:

Delma Medeiros

×