Publicado 09/05/2019 - 12h48 - Atualizado 09/05/2019 - 12h48

Por Da TV Press

Henri Castelli se especializou em muay tai para interpretar seu personagem

Divulgação

Henri Castelli se especializou em muay tai para interpretar seu personagem

Henri Castelli vive uma sensação de recomeço profissional. Após 18 anos, o ator volta aos estúdios de Malhação, novela infantojuvenil que foi responsável por sua ascensão na tevê. Com uma larga experiência no vídeo e alguns protagonistas na bagagem, Henri está pronto para encarar a trama de Emanuel Jacobina de uma nova posição. “Parece que foi ontem que estreei em ‘Malhação’. Adoro encontrar os atores novos e perceber que muita coisa não mudou. O esquema de gravação, por exemplo, é o mesmo. É muito legal trocar experiência com essa galera jovem. Inclusive, acho engraçado quando falo galera jovem e que estou no elenco adulto. Ainda não me acostumei com isso (risos)”, explica o ator, que nutria um antigo desejo de voltar ao folhetim adolescente. “É um projeto pessoal e sentimental. Há quatro anos, tento integrar o elenco, mas não conseguia encaixar a agenda. Estou muito feliz de retornar com uma produção e direção que já conheço”, completa.
Quase duas décadas depois, Henri ainda coloca Malhação como um dos seus trabalhos mais importantes da carreira. Foi na produção adolescente que o ator aprendeu detalhes e técnicas sobre a tevê e, principalmente, cultivou grandes amizades. “Falo para os atores mais jovens aproveitarem. São 300 capítulos que passam muito rápido. Na minha época, viramos uma família. Sou amigo de 80% do elenco e da técnica até hoje. Eu já tinha feito cinco novelas antes de Malhação, mas foi um amadurecimento que ficou para o resto da carreira. Foi lá que aprendi sobre luz, posicionamento e disciplina”, valoriza.
Na nova temporada, que tem subtítulo de Toda Forma de Amar, Henri interpreta Madureira, criador do projeto Boa Luta, que dá assistência a jovens de baixa renda através da prática do muay thai. De comunidade carente, Madureira vivia pelas ruas quando criança, mas foi resgatado por um treinador tailandês, que ensinou a ele o muay thai. Sua missão na vida é dar oportunidade aos jovens da periferia. Trata os alunos como se fossem filhos e faz tudo por eles. No entanto, o personagem tem o desejo de construir sua própria família e enxerga essa oportunidade através de seu relacionamento com Carla, papel de Mariana Santos. Porém, terá de enfrentar a concorrência de Marco Rodrigo, vivido por Julio Machado. “Ele sente falta de ter a família dele. Apesar de se sentir pai das crianças da ONG, ele quer uma família própria, um casamento e uma mulher. O Madureira vê na Carla a mulher para isso.”
Acostumado a fazer esportes a vida inteira, Henri não teve dificuldades para se aproximar do muay thai. O ator, que já havia praticado a luta anteriormente, resolveu intensificar o aprendizado. Além dos longos treinos, ele também visitou diversas academias de luta e algumas ONGs. “Segui uma preparação de atleta. Treino duas ou três horas por dia. Mergulho mesmo. Quero me transformar em um lutador. Noutro dia, um senhor me reconheceu da tevê, mas também perguntou se eu era lutador. Foi um grande elogio ser confundido com um lutador.” Na questão corporal, Henri também não fez grandes sacrifícios. Apenas manteve a dieta regrada que costuma seguir. “Sempre tive uma alimentação boa. Sou do tipo de cara que toma dois litros de água por dia e me preocupo em comer bem no dia a dia. Nunca fui fã de fazer nada radical.”
A televisão não é a única ocupação de Henri Castelli. Com o passar dos anos, o ator foi sentindo a necessidade de investir em novos negócios e começou a se aventurar no mundo empresarial. Atualmente, possui pousadas em Alagoas e Fernando de Noronha e é sócio de um restaurante em Portugal. “Nunca pensei em fazer algo que eu não gostasse. Então, quando decidi abrir um negócio, queria falar sobre algo que eu gosto e acredito. Adoro falar de saúde e qualidade de vida. Meu trabalho é ser ator. Para ter um negócio e ter uma forte demanda de tempo, teria de ser algo que me identificasse”, explica.

Escrito por:

Da TV Press