Publicado 15/05/2019 - 08h03 - Atualizado 15/05/2019 - 11h36

Por Maria Teresa Costa

Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Campinas

Divulgação

Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Campinas

O papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira (15), dom João Inácio Müller arcebispo de Campinas. Franciscano, ele tem 58 anos, e vem transferido da Diocese de Lorena. Nascido no Rio Grande do Sul, ele substitui dom Airton José dos Santos, que foi transferido para a Arquidiocese de Mariana no ano passado. No início de 2019, dom João Inácio Müller foi incumbido pelo Vaticano para investigar denúncias contra o padre Pedro Leandro Ricardo suspeito de abuso sexual contra ex-coroinhas em Americana.
Dom João Inácio Muller, OFM, nasceu em 15 de junho de 1960 em Santa Clara do Sul, diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Completou seus estudos em Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão-RS, na Arquidiocese de Porto Alegre, e em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum em Jerusalém. Ele então obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum em Roma.
Fez profissão religiosa na Ordem Franciscana dos Frades Menores em 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988.
Dentro de sua Ordem, ele ocupou as seguintes posições: promotor de vocação; Formador do Seminário São Francisco de Assisem Taquari-RS, Arquidiocese de Porto Alegre; Membro do Conselho de Formação e da Fraternidade no Seminário Menor de Arroio do Meio-RS, diocese de Santa Cruz do Sul; Secretária Pastoral e Guia do Candidato ao Postulantado na Lomba do Pinheiro-RS, arquidiocese de Porto Alegre; Guardião do Convento de São Boaventura ; Vigário paroquial de São João Batista em Daltro Filho-RS, na diocese de Caxias do Sul; Mestre principiante; Secretário Provincial de Formação; Definidor Provincial; Vigário da Fraternidade, Mestre em Filosofia Estudantes e colaborador na paróquia de Santa Clarana Lomba do Pinheiro-RS; Ministro provincial da Província franciscana São Francisco de Assis do Estado do Rio Grande do Sul.
Em 25 de setembro de 2013, foi nomeado bispo de Lorraine e recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de dezembro seguinte. Dom João Inácio Müller toma posse em 14 de julho, data do aniversário de Campinas. Na oportunidade, haverá uma cerimônia às 15h, na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas.

Escrito por:

Maria Teresa Costa