Publicado 10/05/2019 - 09h19 - Atualizado 10/05/2019 - 09h19

Por Francisco Lima Neto

A vítima deu entrada na quarta-feira no Hospital Unimed e faleceu na madrugada de ontem

Cedoc/RAC

A vítima deu entrada na quarta-feira no Hospital Unimed e faleceu na madrugada de ontem

A cidade Americana contabiliza cinco mortes por febre hemorrágica em 2019. O caso mais recente foi confirmado ontem pela Secretaria de Saúde do município, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, e será investigado para diversas doenças infecciosas. Outras quatro mortes ainda estão em investigação.
A vítima era um homem de 57 anos, morador do bairro Frezzarin. Ele deu entrada na quarta-feira no Hospital Unimed e faleceu na madrugada de ontem em consequência de febre hemorrágica. A morte está sendo investigada com suspeita para dengue, febre maculosa e leptospirose.
Outras quatro mortes ainda estão em investigação na cidade: um homem de 69 anos, morador do bairro São Domingos, que teve material coletado para dengue, febre maculosa, febre amarela e leptospirose, morto no dia 10 de abril; um homem de 43 anos, morador do bairro Cariobinha, com suspeita de dengue, febre maculosa, febre amarela e leptospirose, morto no dia 14 de abril; uma mulher de 48 anos, moradora do bairro São Roque, cuja morte é suspeita de dengue e H1 N1, falecida em 25 de abril; um homem de 79 anos, morador do bairro Santa Maria, morreu com suspeita de dengue no dia 1º de maio.
A Febre hemorrágica viral é um termo utilizado para denominar uma série de doenças virais, que cursam com quadros de febre e hemorragia, causadas por quatro famílias distintas de vírus RNA: Arenaviridae, Filoviridae, Bunyaviridae e Flaviviridae.
A Vigilância Sanitária sde Americana vem acompanhando os casos que aguardam resultado de exame laboratorial, feito no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. "Já em relação às ações de campo, o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) vem realizando diversas atividades, inclusive atuando aos sábados. Na última atualização da dengue, feita no dia 8 de maio, o município contabilizava 2.617 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 1.357 casos", informa a Prefeitura de Americana via assessoria de imprensa.
SAIBA MAIS
Os sintomas de febre hemorrágica podem incluir:
Febre alta, acima de 38ºC, e repentina
Sangramento pelos olhos, boca, nariz, ouvidos, urina e fezes
Hematomas na pele
Dor de cabeça intensa
Cansaço excessivo e dor muscular
Vômito e diarreia com sangue
Erupções cutâneas

Escrito por:

Francisco Lima Neto