Publicado 10/05/2019 - 09h04 - Atualizado 10/05/2019 - 09h04

Por Da Agência Anhanguera

Fórum na Câmara discute a segurança no trânsito

Divulgação

Fórum na Câmara discute a segurança no trânsito

O 1º Fórum de Segurança no Trânsito da Região Metropolitana de Campinas será realizado hoje, entre 9h e 12h40, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, como parte das ações do movimento Maio Amarelo Campinas 2019.
O evento é promovido pela Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara Municipal, que integra o Movimento Maio Amarelo. Com o tema "Trânsito, um problema de Saúde Pública - necessidade de lideranças fortes para reduzir o número de lesões e mortes nas ruas e estradas", o fórum faz parte da 5ª Semana Mundial da Organização das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito.
"Nesta semana, comemoramos a redução do número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. Em 2018, houve uma queda de 24,4% em relação a 2017. Esse resultado é fruto das ações realizadas pela Emdec no tripé Engenharia de Trânsito, Fiscalização e Educação. As atividades do Maio Amarelo se somam a esse tripé, contribuindo para o resultado alcançado", destacou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Participam do fórum diversas autoridades. A programação conta com palestras de representantes da Associação Brasileira de Segurança Viária, Observatório Nacional de Segurança Viária, Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS/ONU), Secretaria Municipal de Saúde e Hospital das Clínicas da Unicamp.
Esta última instituição fará uma apresentação do P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth), programa de prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude, no qual jovens visitam Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e interagem com vítimas de acidentes de trânsito. A Emdec é parceira da iniciativa.
Ao longo do evento, a Emdec interage com o público, por meio da Faixa VIVA e de demonstrações com óculos que simulam a embriaguez, para conscientizar sobre os efeitos nocivos de dirigir após beber.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera