Publicado 01/05/2019 - 09h42 - Atualizado 01/05/2019 - 09h42

Por Da Agência Anhanguera

Escolas trocam experiências via on-line

Cedoc/RAC

Escolas trocam experiências via on-line

Diretores, professores e alunos das 859 escolas estaduais da região de Campinas responderam ontem a questionários online para compartilhar aprendizados, sugestões, boas práticas e expectativas em relação à infraestrutura e proposta pedagógica das escolas estaduais de São Paulo.
A ação, chamada de 'Dia D de Escuta da Rede', faz parte de um trabalho de escuta já em andamento na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para aproximar os jovens da escola e melhorar os índices de aprendizagem.
“É muito importante termos o feedback da rede. O questionário fala desde sobre a infraestrutura da escola até boas práticas na rede. Esse debate é muito importante e precisamos que todos respondam”, diz o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.
Para ouvir as ideias e opiniões de todos, a Secretaria incentiva a promoção de debates e discussões com os alunos, em horário escolar. “Temos coisas maravilhosas acontecendo na rede. Precisamos trazer o que está acontecendo para todos, e por isso precisamos ouvir vocês”, afirma Soares.
A Pasta orientou que as escolas se concentrassem no questionário e promovessem um grande esforço de comunicação. Estratégias online e presenciais, redes sociais, murais da escola, ATPCs e a atuação do Grêmio Estudantil são as estratégias para o fortalecimento do diálogo.
Além de consolidar a democracia e a transparência, o intuito dessa roda de discussões é ouvir as experiências práticas de quem faz a educação no dia a dia, como professores e diretores de escola. O aluno é outro protagonista fundamental no processo, reafirma o secretário.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera