Publicado 02/04/2019 - 16h58 - Atualizado 02/04/2019 - 17h01

Por Divulgação

Em sua 7ª edição, o principal evento global para o setor de viagens na América Latina, reuniu autoridades e o board da organização em cerimônia de abertura

Divulgação

Em sua 7ª edição, o principal evento global para o setor de viagens na América Latina, reuniu autoridades e o board da organização em cerimônia de abertura

A WTM Latin America, principal evento global para o setor de viagens na América Latina, que acontece até o dia 4 de abril, quinta-feira, reuniu diversas autoridades, representantes oficiais do turismo e a diretoria do evento em cerimônia de abertura, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 2/4, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Marcando o primeiro dia do evento, que chega a sua 7ª edição e um pavilhão com mais de 50 países e 600 expositores presentes, o teor do encontro, que lançou o tema “turismo”, (permeará por toda a feira nestes três dias), foi extremamente positivo e otimista.
Luciane Leite, diretora da WTM Latin America abriu oficialmente a agenda e reforçou: “diante deste cenário tão otimista e promissor, salientamos nosso compromisso de falar da inquietude e do desejo de sermos ainda mais protagonistas na busca incessante pela evolução de nossa indústria”, disse a executiva, que ainda salientou o objetivo da feira. “Geração de negócios é nossa grande força motriz. Somado a isso, está um time que trabalha arduamente para entregar, a cada ano, um pavilhão melhor, mais rico em oferta de produtos, serviços, cheio de inovação e conteúdo qualificado. Um pavilhão mais plural e diverso. ”
Durante a abertura, esteve presente no palco Fernando Fischer, Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que fez questão de falar da importância do evento e de unir os principais players do mercado durante estes três dias. “Vale sempre relembrar, para cada um que está presente aqui, é que este setor que vocês se encontram é o setor que faz mágica, um setor que transforma de maneira positiva. É onde o cliente final consegue sair muito melhor do que quando ele entrou. Isso, independente dos números, é algo extremamente especial”, disse Fisher, que terminou sua breve fala com um agradecimento afetuoso a todos os clientes, parceiros, ao espaço e à equipe da Luciane Leite – se referindo a um time que traduz o que é resiliência, hospitalidade, honestidade e vontade. Para Claude Blanc, diretor de portfólio WTM, “a WTM Latin America é o principal evento do segmento B2B da região, e queremos que ele continue aumentando em tamanho e importância. A cada ano que passa, vemos um crescimento considerável no número de visitantes. Estamos no caminho certo”, diz Blanc.
O encontro também reuniu autoridades do segmento, que tiveram a oportunidade de comentar sobre as expectativas para a indústria e como cada um pode contribuir para um crescimento sustentável e promissor. De acordo com Vinícius Lummertz, secretário de turismo do estado de São Paulo – que representou o Governador João Dória na ocasião –, há muita expectativa e esperança no setor e, em sua fala, fez questão de reforçar a amplitude e a importância do evento. Para a autoridade, “estamos em um momento de subida do turismo, inegavelmente. O turismo no Brasil tem crescido mais que a economia brasileira – ainda que nós queríamos muito mais. Precisamos libertar o turismo brasileiro para que ele possa crescer ainda mais do que vem apresentando. ”
Já para Marcelo Álvaro Antônio, “o turismo vive um momento de economia liberal, o tema entra na agenda estratégica do Governo Federal de uma vez por todas”, disse. E ainda creditou que essa é uma edição especial da WTM Latin America. O executivo também reforça a importância da abertura do capital estrangeiro como fundamental para reduzir o problema da logística no Brasil: “temos somente 12% de estradas pavimentadas. Precisamos aumentar a competitividade com a redução do custo Brasil, dando melhor condição ao viajante doméstico”. Antônio ainda complementou que as metas e os desafios estão estabelecidos: “queremos inserir mais de 40 milhões de viajantes”, complementa.
Entre os presentes no palco, estiveram também Ana Maria Berto, Conselheira do Advisory Board da WTM Latin America. “Reunir todos os líderes e todas as camadas produtivas do turismo, faz com que o relacionamento se aproxime e a gente possa, cada vez mais, se desenvolver e fazer negócio”, salientou Ana Maria.
“Temos mais de 60% de mulheres trabalhando no setor. Só aqui, nós já vemos a importância delas – é uma indústria feita pela maioria de mulheres. Ou seja, o Women in Travel busca fomentar o melhor engajamento, a oportunidade e o intercâmbio”, disse Alessandra Alonso, fundadora do programa Women in Travel. “As estatísticas apresentadas aqui na América Latina, em geral, falam pelo que vemos ao redor do mundo também. Temos alguns desafios enfrentados pela profissional, a exemplo da progressão e oportunidade de carreira. Por isso, estamos aqui, hoje, juntas para encorajar a mulheres dividir suas experiências, falarem das oportunidades, dividir os desafios e encontrar maneiras de apoiar uma as outras para o crescimento. Mulheres fortes no turismo, significa uma indústria forte”, disse Alessandra Alonso, fundadora do programa Women in Travel.
Estiveram no palco também, homenageando e representando o segmento do turismo, Fausto Franco, secretário de turismo do Estado da Bahia, e o Deputado mineiro Newton Cardoso Junior, também Presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.
WTM Latin America 2019
Local: Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, V. Guilherme – São Paulo
Data / Horário: 2-4 de abril (2 e 3/04, 12h às 20h e 04/04, das 12h às 18h)
Website: latinamerica.wtm.com

Escrito por:

Divulgação