Publicado 06/04/2019 - 13h59 - Atualizado 06/04/2019 - 13h59

Por Luís Cesar de Souza Pinto

China antecipa como deverá ficar novo Prisma

Divulgação

China antecipa como deverá ficar novo Prisma

Líderes de vendas em seus segmentos no mercado brasileiro, Onix e Prisma começam a dar sinais de cansaço e correm o risco de ficarem ultrapassados diante dos concorrentes. Enquanto por aqui a nova geração de ambos os modelos tem previsão de ser lançada no apenas segundo semestre de 2020, novas versões dos dois compactos já estrearam no mercado chinês.
O novo Prisma foi construído a partir da plataforma Global Emerging Market (GEM), arquitetura que ‘também dará origem à nova geração do Tracker, além de uma picape média para concorrer com a Fiat Toro, Renault Oroch e com a futura Volkswagen Tarok. Outra possibilidade é que a plataforma sirva de base para uma minivan de sete lugares.
Batizado como Onix sedã na China, o modelo exibe figurino mais esportivo, com vincos marcantes no capô e para-choque dianteiro mais rebuscado, com ampla entrada de ar. As laterais também são vincadas e a traseira tem lanternas horizontais, com led na versão topo de linha. O sedã ficou um pouco maior, com 4,47m de comprimento e 2,60m de distância entreeixos, dimensões bem próximas às do Cobalt, o que pode sinalizar que o sedã provavelmente sairá de linha
Na cabine, o Prisma chinês traz um painel em duas cores e central multimídia flutuante. O painel inclui ainda elementos analógicos e uma pequena tela digital para o computador de bordo, enquanto o volante multifuncional exibe com novo desenho. A nova geração do Onix/Prisma será comercializada em 40 países, com características específicas para cada mercado.
COMPACTOS GARANTEM A LIDERANÇA DA GM
A dupla Onix e Prisma foi responsável pela liderança de mercado da General Motors no mercado brasileiro em 2018. O hatch foi modelo mais emplacado, com 210.458 unidades, enquanto o sedã fechou o ano na quinta posição, com 71.735 unidades. Em seu segmento, o Prisma ficou em primeiro lugar, com 24,3% de participação, deixando para trás Ford Ka Sedan, Volkswagen Voyage, Hyundai HB20, Fiat Cronos e Nissan Versa. Nos dois primeiros meses deste ano o Prisma já acumula mais de 13 mil unidades emplacadas e ocupa a quarta posição do ranking geral de vendas.

Escrito por:

Luís Cesar de Souza Pinto