Publicado 29/04/2019 - 15h09 - Atualizado 21/05/2019 - 16h49

Por Fábio de Mello

O paraibano Klecius e o cunhado Cotó tocam o bar de pratos nordestinos em ambiente aconchegantes

Fábio de Mello/AAN

O paraibano Klecius e o cunhado Cotó tocam o bar de pratos nordestinos em ambiente aconchegantes

Conheço o baiano Cotó desde quando ele trabalhava no Facca Bar, na década passada. Sempre foi um garçom pra lá de simpático e passei a gostar mais ainda dele quando descobri que é parente da Isabel - também da Bahia, considerada pela minha família como se fizesse parte dela.
Em 2012, se tornou sócio do paraibano Klecius, seu cunhado, e dessa união nasceu o Bar Estação Baronesa. 
A birosca fica num cruzamento do Jardim Baronesa, a um quarteirão da movimentada Avenida Arlindo Joaquim de Lemos. A dupla, sempre com um sincero sorriso no rosto, oferece deliciosos pratos e porções da tradicional comida nordestina. O local é simples, mas aconchegante. Uma varanda espaçosa com churrasqueira cerca a parte interna, que conta com um balcão com estufa e duas mesas de bilhar. 
A moela apimentada já foi a minha favorita, mas, hoje, a língua ao molho é sem sombra de dúvida a iguaria que me faz sentir saudade da casa. Introduzida há pouco tempo, complementou o cardápio típico do Nordeste, ao lado do sarapatel, do caldo de mocotó, do queijo coalho à milanesa, da carne de sol paraibana com mandioca na manteiga de garrafa, e do rubacão (prato paraibano feito com feijão de corda, arroz, nata, queijo coalho e carne charque), cujo nome deriva da ave de arribação que era um dos ingredientes quando a receita foi criada. 
Para beber, a birosca oferece os rótulos mais tradicionais de cerveja, além das caipirinhas. Mas cuidado com as cachaças: além das conhecidas de Salinas, os donos da bodega gostam de servir aguardentes que trazem de seus estados e elas não são para iniciantes. Se for arriscar, comece pela cachaça paraibana gelada, sugerida pelo Klecius, ou enfie o pé na jaca e peça logo a pinga baiana da pequena cidade de Betânia, recomendada pelo Cotó, uma das mais fortes que já provei. Saúde!
ONDE?
ESTAÇÃO BARONESA
Rua Registro, 247 - Jardim Baroneza, Campinas. Aberto de segunda a sexta-feira, das 14h30 até o último cliente. De sábado, das 12h às 21h  e domingo, das 10h até o último cliente.
Essa é boa!
Um bêbado chega na delegacia e o delegado pergunta:
- Você também estava na confusão?
E o bêbado responde:
Não, senhor!
E o delegado pergunta:
- Então por que você está aqui?
O bêbado responde:
- Os policiais chegaram e gritaram: "Cana pra todo mundo". Então, eu vim.

Escrito por:

Fábio de Mello