Publicado 29/04/2019 - 14h41 - Atualizado // - h

Por Daniela Nucci

Do estilo degradê ao lenhador, a barba é item obrigatório para trazer mais charme no visual masculino

Pinterest

Do estilo degradê ao lenhador, a barba é item obrigatório para trazer mais charme no visual masculino

Ralas, espessas, longas, degradê ou até com fios tonalizados. Nos últimos anos, as barbas parecem ter caído no gosto dos homens e viraram um item quase obrigatório por agregar charme ao rosto masculino. O estilo rústico do lenhador revolucionou a aparência dos homens e deu o start para o surgimento de outros cortes cuja variedade cresce conforme o formato de rosto se seus adeptos.
Entre as tendências que devem bombar nesse Inverno, a barbeira Vivian Doni, mas conhecida como Vivian Barber Girls, destaca cinco estilos modernos e como se enquadram em cada tipo de rosto. Entre os destaques, cortes lenhador, degradê, social, aquele bem conhecido “por fazer” e o moustache, o famoso bigodinho. Segundo a profissional, a forte adesão às barbas aumentou o movimento nas barbearias. “Antes, os homens não tinham um local apropriado para fazer uma barba mais estilosa. Só tinha aqueles senhores do Centro que fazem um corte mais tradicional e não exploravam a barba. Hoje, as barbearias oferecem muitos atrativos e os profissionais estão ligados nas tendências. Segundo o que escuto dos meus clientes, 80% das mulheres preferem homens com barba e isso contribui também. Junta a moda, a barbearia em si e a mulherada que curte, os homens estão cada vez mais recorrendo à barba”, diz Vivian, que aponta os cortes e modelos que estão em alta nessa estação.

Manutenção
De acordo com Vivian Barber Girls, o tempo médio da manutenção do corte para o tipo mais espesso, é de 15 dias. “Acertamos as pontas e o corte. Não há necessidade de se fazer mais vezes porque podemos tirar mais do que deveria”, explica Vivian. Já as mais curtas e ralas, a recomendação é fazer uma limpeza semanal. “Quem tem barba mais volumosa, se quiser, pode fazer a limpeza toda semana também, que é bem-vinda”. Para manter os pelos saudáveis e bonitos, existe um ritual a seguir. “Como os pelos são mais grossos nessa região, indicamos xampu e condicionador para barba mais longa e óleo de balm para hidratar, vendidos nas próprias barbearias”, ressalta a barbeira.

Degradê
Como o próprio nome diz, esse estilo tem como característica um efeito degradê nos pelos da face, com um contraste dos fios mais curtos na área da costeleta, que crescem gradativamente até a altura do maxilar, região onde ficam mais longos e volumosos. “Fazemos um triângulo para baixo que alonga o rosto. Para quem tem rosto fino, o degradê é feito com um corte mais redondo embaixo para ficar harmonioso. O importante é a lateral onde vai alongar o rosto e deixar volume embaixo”, explica a profissional. “Faço esse tipo de barba em 95% dos homens carecas e quem já tem um corte de cabelo em degradê”, diz Vivian. “Assim como o modelo espartano, a tendência também pede o auxílio de um profissional para a criação do efeito. Construído com a máquina ou navalha, o degradê necessita de mãos firmes e extremo cuidado para não ocorrer nenhum erro”.
Lenhador
Esse tipo de barba já é tendência há dois anos e continua com tudo nesta estação. “Por ser maior e mais cheia, ela se mantém em alta”, diz Vivian. Para quem pensa em adotar o corte, ela recomenda de seis a oito meses para os fios crescerem livremente até alcançar o tamanho desejado. “Ela serve para qualquer tipo de homem, porém indico para quem não tem um rosto bem redondo, pois, como é cheia, dá mais volume. O ideal são rostos mais finos e quadrados”, explica Vivian.

Social
Esse modelo é o preferido de executivos, advogados e para quem trabalha em ambientes mais formais. “Os homens mais sérios permitem usar a barba que é mais rala, rente à pele com aparência de “por fazer”. Costumo fazer a linha descendo na diagonal, bem baixinha. É ideal para quem quer deixar barba, mas não quer deixar muito pelo no rosto. Para quem gosta, o tempo necessário para adotar esse visual é mais curto. “Se deixa crescer numa segunda, na sexta já tem volume pra ser feito o desenho. Não sai de moda e muita gente pede esse estilo”, diz Vivian.

 
Moustache
Para ‘segurar’ esse visual, o homem tem que ter estilo e atitude. “Tirando os senhores que já usam, os clientes que optam são mais descolados, alternativos e não têm medo de encarar. Tem que ter coragem para usar bigode porque é ousado, mas é muito estiloso”, diz Vivian. O resultado é um visual diferenciado, que cai bem e de fácil manutenção. “Tem um corte mais comprido nas pontas com um pouco mais de volume”, diz a especialista, que não indica para quem tem barba rala, pois não vai ficar encorpado. Para fixar as pontas no formato moustache, Vivian indica aplicar uma cera para barba e “enrole até conquistar o aspecto desejado".

Escrito por:

Daniela Nucci