Publicado 15/04/2019 - 16h22 - Atualizado // - h

Por Diego Cunha

A casa completa 20 anos de história: nome remete aos tradicionais empórios de antigamente

Leandro Torres/AAN

A casa completa 20 anos de história: nome remete aos tradicionais empórios de antigamente

Inaugurado em 1999, o Empório do Nono completa 20 anos de história. Localizado em uma das principais avenidas de Barão Geraldo, a casa tem, desde sua fundação, o desejo de relembrar os clássicos bares cariocas e paulistas dos anos 50. O nome do estabelecimento remete inclusive aos tradicionais empórios, tão característicos da época. Assim, a construção de um ambiente simples, mas que valoriza a história se fez necessário. Decorado com garrafas de cerveja na parede ao fundo do bar e uma série de caricaturas de músicos preenchendo as paredes do restaurante, o Empório do Nono carrega, além de tradição, um ar familiar. Algo que permite que pais, filhos e avós se reúnam ao redor da mesa e apreciem juntos o que a casa tem de melhor para oferecer: a qualidade dos seus produtos.

De segunda a segunda, pratos à la carte são os atrativos. O P.F. do Nono, picadinho de filé mignon, ovo frito, feijão preto e uma série de outros acompanhamentos, que o fazem ser chamado de “parque de diversões”, é o tradicional do restaurante. O sabor do filé mignon alto ao molho poivre e tagliolini alfredo (confira a receita) é outro que costuma agradar bastante o paladar dos clientes, os quais tradicionalmente apreciando o chope da casa, também não perdem a oportunidade de experimentar a abobrinha enrolada em tomate seco e queijo branco.

Outro destaque do Empório do Nono é a música. A presença de sambistas, como o Manteiga na Garrafa e o Chiquinho do Pandeiro, às segundas e quintas, fortalecem a vontade de manter viva a história e tradição dos bares de antigamente.
RECEITA

Filé Mignon Alto ao molho de pimenta poivre e tagliolini Alfredo

Ingredientes:


- 200 gramas de filé mignon
- 50 gramas de patinho picado
- 20 gramas de cenoura
- 20 gramas de alho poró
- 10 granas de salsão
- 30 gramas de cebola
- 10 gramas de alho
- 50 gramas de manteiga com sal
- 10 ml de molho inglês
- 10 gramas de farinha de trigo


Modo de preparo:

Selar somente a carne na frigideira, depois acrescentar cebola, alho poró, cenoura, alho e o salsão todos bem picadinhos. Cozinhar com água por aproximadamente 1 hora em fogo baixo. Em seguida coar e acrescentar manteiga, trigo, molho inglês e sal a gosto. Para finalizar, grelhar o filé mignon e acrescentar o molho madeira com pimenta poivre por cima.

Tagliolini Alfredo

Ingredientes:

- 200 gramas de massa fresca
- 30 gramas de parmesão
- 25 gramas de manteiga
- 25 gramas de creme de leite

Modo de preparo:

Esquentar a massa em uma panela com água fervente. Em uma frigideira derreter a manteiga, acrescentar a massa, o parmesão, creme de leite e em seguida acerte o sal. Mexer um pouco para homogeneizar os ingredientes e servir junto com o file alto.
Empório do Nono
Local: Av. Albino J. B. Oliveira, 1128, Barão Geraldo, Campinas
Funcionamento:
Segunda a quinta: das 11h30 às 23h
Sexta e sábado: das 11h30 à meia-noite
Domingo: das 11h30 às 16h
Telefone: (19) 3289-0041 ou (19) 99922-4806

Escrito por:

Diego Cunha