Publicado 15/04/2019 - 15h51 - Atualizado // - h

Por Kátia Camargo

Tem que ter chocolate para celebrar a data, mas pode ser como ingrediente do  bolo ou para incrementar o fudge, doce americano que está fazendo o maior sucesso no Brasil

Leandro Torres/AAN

Tem que ter chocolate para celebrar a data, mas pode ser como ingrediente do bolo ou para incrementar o fudge, doce americano que está fazendo o maior sucesso no Brasil

Além dos tradicionais ovos de chocolate, os domingos de Páscoa reservam sobremesas que adoçam e encantam aos mais exigentes paladares. A Metrópole saiu em busca de receitas que celebrem a data trazendo o gostinho de quero mais. Nesta busca encontrou três confeiteiras (duas que trabalham juntas) que disponibilizaram receitas que agradam tanto seus familiares e amigos quanto os clientes. Apesar de não serem os tradicionais ovos, elas levam chocolate na preparo e prometem encantar os mais diferentes paladares.

As irmãs Maria da Gloria Henriques e Maria José da Costa se uniram para preparar bolos e sobremesas variadas há mais de 20 anos. Até que receberam o convite do marido de Maria da Glória, Isido Henriques, para preparar os doces da Taberna do Portuga. De lá para cá, não pararam mais de adoçar a vida das pessoas. São anos encantando clientes, amigos e familiares. Para celebrar do Domingo de Páscoa - evento que gostam de estar com a família toda reunida - escolheram preparar e disponibilizar a receita do bolo de Páscoa (Sabor Divino).

Já a confeiteira Letícia Feix, proprietária da Doce Poesia, preparou uma receita de Fudge de chocolate branco com bolacha. Ela cozinha desde os 7 anos e sempre amou fazer doces. “Na adolescência, vendia bolos de aniversário para amigos dos meus pais. Em 2017, fiz um curso de confeitaria no Instituto Franco Brasileiro de Gastronomia, em Campinas, e hoje atuo com doces por encomenda com foco no uso de ingredientes de alta qualidade, sem fazer uso de gordura hidrogenada ou conservantes. Meu foco é no sabor e fazer doces para toda a família que fiquem na memória afetiva”, destaca.

Bolo Sabor Divino do Taberna do Portuga

Ingredientes:


Para a massa:
4 ovos inteiros
1 xícara de açúcar
1 xícara de azeite
1 xícara de cacau em pó
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água quente
Meia colher (sopa) de fermento

Para a cobertura
200 gramas de chocolate meio-amargo e gostas de chocolate para decorar

Modo de preparo para o bolo:

Em uma tigela, junte os ovos, o açúcar, o azeite e bata bem. Depois, acrescente o cacau, a farinha de trigo e continue batendo. Coloque o fermento e misture levemente. Por último, vá colocando a água quente aos poucos. Unte uma forma de furo no meio com margarina e trigo. Depois pré-aqueça um forno a 200º e leve ao forno por 35 minutos.

Modo de preparo para a cobertura:

Derreta 200º de chocolate meio-amargo em banho-maria, desenforme o bolo e despeje a cobertura. Depois coloque gotas de chocolate por cima para enfeitar, ou outros confeitos. O bolo serve até 18 pessoas.


Fudge de chocolate branco com Oreo

Ingredientes:
200g de chocolate branco de boa qualidade
200g de leite condensado
8 balas de caramelo
90 g de biscoito Oreo
90 g de leite em pó

Modo de preparo:

Em um recipiente fundo de vidro leve o leite condensado ao microondas por 50 segundos. Adicione os caramelos e mexa vigorosamente para ir derretendo as balas. Leve ao micro-ondas por mais 30 segundos e repita a operação até derreter completamente os caramelos e se tornar uma mistura homogênea com cor de caramelo. Reserve. Em outro recipiente de vidro, adicione o chocolate branco picado e leve ao microondas por 40 segundos. Mexa até derreter. Se necessário repita a operação por mais 30 segundos até derreter, mexendo sempre para ficar homogêneo.Misture o chocolate branco derretido à mistura de caramelo e mexa vigorosamente. Adicione o biscoito Oreo quebrado e mexa novamente. Espalhe a mistura em uma forma forrada com plástico celofane ou um tapete de silicone para confeitaria (Silpat). Espalhe para obter um formato retangular com 4 cm de altura porque você irá cortar esse doce em cubos altos depois. Você também pode usar forminhas de silicone para chocolate se preferir. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas ou deixe de um dia para o outro. Retire da geladeira, desenforme em uma tábua e corte em cubos com 4x4 cm. Passe no leite ninho e sirva. O doce fica melhor se mantido na geladeira e dura até 7 dias sob refrigeração.
Opção para quem não dispensa o ovo
Ovo de colher de cenoura com chocolate da Confeitaria Romana
Composição do Ovo
Casca de chocolate ao leite: 200 gramas
Bolo de cenoura Romana: 57 gramas
Brigadeiro cremoso: 265 gramas
Enfeites a gosto para finalizar
Modo da montagem:
Passe uma leve camada de brigadeiro sobre a parte inferior da casca do ovo, cubra com o bolo de cenoura e, em seguida, coloque uma generosa camada de brigadeiro. Acrescente outra camada do bolo de cenoura, e, em seguida, adicione o brigadeiro para finalizar. Decore como desejar.

Bolo de Cenoura
Ingredientes:
2,5 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar refinado
3 unidades médias de cenouras descascadas e lavadas
4 ovos
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1/2 xícara de óleo de soja

Modo de Preparo
Bate as claras em neve. Reserve. Bata no liquidificador as gemas, o óleo, a cenoura e a metade do açúcar. Reserve. Em um recipiente misture a farinha, o fermento e a outra metade do açúcar. Reserve. Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Unte a forma e asse em temperatura de 160° por 40 minutos.

Brigadeiro
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa cheia de manteiga
200g de chocolate em pó 50% cacau

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em fogo alto até ferver, depois mantenha em fogo baixo de 10 a 15 minutos e pronto.

Escrito por:

Kátia Camargo