Publicado 25/04/2019 - 07h52 - Atualizado 25/04/2019 - 07h52

Por Henrique Hein

O novo Terminal de Passageiros de Viracopos opera com capacidade de 25 milhões de usuários por ano

Cedoc/RAC

O novo Terminal de Passageiros de Viracopos opera com capacidade de 25 milhões de usuários por ano

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi eleito o melhor do Brasil no primeiro trimestre de 2019, na pesquisa de satisfação com passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). É a segunda vez consecutiva que Viracopos ocupa o primeiro lugar no período — no primeiro trimestre do ano passado, o aeroporto também havia sido avaliado como o melhor do País.
De acordo com a Aeroportos Brasil, empresa que administra Viracopos, esse também foi o 11º trimestre que o complexo ficou na primeira posição entre os 20 terminais avaliados pela pesquisa do Governo Federal, e que, juntos, concentram 87% do fluxo de passageiros no País.
A pesquisa busca avaliar as experiências dos passageiros em diversos itens como qualidade da infraestrutura, do atendimento e dos serviços oferecidos, além do desempenho de processos aeroportuários como, por exemplo, check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagem.
A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas presenciais, por meio de um questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados. As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidos, entre outros.
Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avaliava sua satisfação geral com o aeroporto, atribuindo nota de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”. Ao todo, foram 19.820 pessoas foram ouvidas e Viracopos alcançou a nota final de 4,77.
Passageiros
Viracopos registrou o melhor fluxo de passageiros em um primeiro trimestre dos últimos quatro anos. Entre os meses de janeiro e março, passaram pelo terminal cerca de 2,5 milhões de pessoas — o número mais alto desde 2015, quando o volume superou a casa dos 2,7 milhões de passageiros.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o aeroporto registrou o pior fluxo de passageiros da história da concessão, com 2,2 milhões do primeiro trimestre de 2018, o aumento foi de 14%. De acordo com a Aeroportos Brasil, o número indica uma tendência de crescimento no terminal após a concessionária passar pelo pior ano desde o início da privatização, em 2012.
Novo Terminal
Na última terça-feira, o novo Terminal de Passageiros de Viracopos passou a operar com capacidade para atender 25 milhões de passageiros por ano. De acordo com Aeroportos Brasil, o aumento da capacidade do espaço tem como objetivo “oferecer ainda mais conforto e segurança para os clientes”.
Ao todo, o novo terminal conta com 72 posições de check-in compartilhado e de última geração, além de totens de autoatendimento.
O espaço ainda possui 28 pontes de embarque e as novas instalações têm 178 mil m² de área construída, sendo que o antigo terminal (T0) possuía uma área de 28 mil m². Além disso, Viracopos também ganhou um edifício-garagem com capacidade para 4.000 veículos, novas vias de acesso e três novos pátios de aeronave.

Escrito por:

Henrique Hein