Publicado 11/03/2019 - 16h42 - Atualizado 11/03/2019 - 16h44

Por Kátia Camargo

Esculturas do tamanho de um bebê elefante, exibidas em grandes cidades do mundo, chegam ao Parque D. Pedro Shopping para encantar o público

Divulgação

Esculturas do tamanho de um bebê elefante, exibidas em grandes cidades do mundo, chegam ao Parque D. Pedro Shopping para encantar o público

Durante uma viagem de férias para a Tailândia, em 2006, o artista holândes Marc Spits e seu filho Mike conheceram um bebê elefante chamado Mosha, que aos sete meses perdeu parte da perna direita após pisar numa mina terrestre. Desde então, decidiram realizar um evento rentável, a longo prazo, para garantir um futuro sustentável a Mosha, que se tornou mascote da Elephant Parade. A exposição, que no Brasil recebeu o nome de Elephant Parade Brasil Tour, poderá ser vista no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, até o dia 22 de abril. São 38 esculturas do tamanho de um elefante bebê, customizadas por artistas e designers brasileiros que estarão espalhadas por todo o shopping.
A primeira exposição ocorreu em 2007, na cidade de Rotterdã, na Holanda. O Friends of The Asian Elephant, a casa de Mosha, foi a primeira organização a receber as contribuições geradas pelo evento e ela se tornou a primeira bebê elefante do mundo a receber uma prótese para a perna. Elephant Parade já passou por 17 países e percorreu cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis, até chegar a Campinas.
Cada escultura que compõe a mostra é uma obra de arte única. Na simpática manada de bebês elefantes que colore as entradas e corredores do Parque D. Pedro, a musa inspiradora da Elephant Parade, o bebê elefante Mosha, foi recriada na versão de artistas como Ane Schultz, que traz a peça Amor; Susi Cantarino, que assina o Jornal Kimi; Christian Kort, com sua Luxodonna Máxima; e Rogério Fernandes, autor da Elephant in Wonderland.
O bom-humor também está presente em peças como o Elefante Gripado, de Wagner Estevses; DJ Elephant, de Alberto Bertolazzi e Ô Abres Alas, Que Eu Quero Brincar, de Levi. “Somos reconhecidos pelas atrações inéditas que propiciamos para Campinas e região. Estamos trazendo obras de arte únicas que têm o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação da espécie. Nos sentimos honrados em poder contribuir com o projeto”, diz Rodrigo Galo, superintende do Parque D. Pedro.
No final do Elephant Brasil Tour as obras serão leiloadas e os recursos revertidos para a preservação dos elefantes, causas sociais brasileiras e também para os artistas participantes. Mais de 800 artistas participaram da mostra urbana e mil obras de arte únicas foram criadas. Entre os artistas e apoiadores estão Jack Vettriano, Katy Perry, Paul Smith, Joss Stone, Goldie Hawn e Ronald Ventura. O casal príncipe William e Kate Middleton, duque e duquesa de Cambridge, também já deixou sua marca em uma das esculturas.
ONDE E QUANDO?
Exposição Elephant Parade
Data: até 22 de abril
Horário: funcionamento do shopping
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500
Evento gratuito

Escrito por:

Kátia Camargo