Publicado 14/03/2019 - 18h39 - Atualizado 14/03/2019 - 18h44

Por Divulgação

O objetivo é promover discussões científicas sobre o aperfeiçoamento dos serviços no segmento da neurologia

Divulgação

O objetivo é promover discussões científicas sobre o aperfeiçoamento dos serviços no segmento da neurologia

Médicos de várias regiões do Brasil participarão, em Campinas, do 1º Caravanas SBN (Sociedade Brasileira de Neurologia), que ocorre neste sábado (16), das 8h30 às 16h. O auditório do Hospital Vera Cruz é sede da primeira versão do congresso, que ao longo de 2019 será realizado em sete cidades brasileiras, com temas e palestrantes diferentes. O objetivo é promover discussões científicas sobre o aperfeiçoamento dos serviços no segmento da neurologia.
Entre os palestrantes, estão referências no assunto, como o Dr. Felix Hendrik Pahl, vice-presidente da SBN e que exerce a neurocirurgia nos Estados Unidos. Especialistas de São Paulo, Ribeirão Preto, Botucatu, Limeira e Campinas também falarão.
De acordo com o Dr. Aguinaldo Pereira Catanoce, diretor do Hospital Vera Cruz, são esperados aproximadamente 70 profissionais das áreas de radiologia, neurologia, neurocirurgia, médicos intensivistas e equipes multidicisplinares.
Temas
Dois temas serão abordados ao longo da programação, que será dividida entre manhã e tarde. Os módulos 1 e 2 vão dar informações do que há de mais novo no que se refere a tumores cerebrais. “As novas tecnologias usadas para a melhor aferição do diagnóstico e cases de sucesso serão compartilhados entre os especialistas”, adianta Cataoce.
Os módulos 3 e 4, após o almoço, abrangerão questões do Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC), doença que está entre as cinco maiores causas de morte em todo o mundo, impactando a sociedade social e financeiramente com números expressivos de casos de invalidez. Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 70% das vítimas tornam-se incapacitadas de voltar ao trabalho. “O debate no Vera Cruz apontará as formas mais assertivas e atuais de prevenção e tratamento”, frisa Catanoce.
O Hospital Vera Cruz terá atuação essencial no congresso, não só por ceder a estrutura para a realização do evento, mas pela amostragem dos seus índices de sucesso em cirurgias e na recuperação de vítimas de disfunções neurológicas. 
Caravanas
O Caravanas da Sociedade Brasileira de Neurologia Campinas – ABN 2019 é inspirado no Caravanas da Sociedade Paulista de Neurologia - SPN, que há 15 anos ocorre de forma itinerante e periódica em diversas cidades do Interior do Estado de São Paulo.
Segundo o organizador José Paulo Montemor, que também coordena os eventos realizados pela SPN, enquanto os encontros da Sociedade Paulista visam atualização dos especialistas em âmbito regional, o Caravanas da Sociedade Brasileira tem o objetivo de atrair médicos de todo o País.
Em 2019 o Caravanas SBN deve percorrer ainda as cidades de Campina Grande–PB (maio), Cascavel–PR (junho), Campo Grande–MS (julho), Teresina–PI (agosto), Uberaba-MG (outubro), Passo Fundo-RS (novembro) e Petrolina–PE (novembro).

Escrito por:

Divulgação