Publicado 28/02/2019 - 14h50 - Atualizado 28/02/2019 - 14h51

Por Luís César de Souza Pinto/Especial para a AAN

Produzido em Goiás, Tiggo 5X exibe design marcante e traz pacote completo de equipamentos; preços ficam entre R$ 86.990 e R$ 96.990

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Produzido em Goiás, Tiggo 5X exibe design marcante e traz pacote completo de equipamentos; preços ficam entre R$ 86.990 e R$ 96.990

De olho numa maior participação no segmento utilitários esportivos, a Caoa Cherry (marca que apresenta o Tiggo 5X, vendido em duas versões de acabamento, T e TXS, por R$ 86.990 e R$ 96.990. Produzido em Anápolis (GO), na mesma fábrica onde são feitos os Hyundai New Tucson e iX35, o novo modelo conta com motor 1.5 turbo e vem com saias laterais com detalhes cromados, para-choque dianteiro, traseiro e molduras dos para-lamas pintados na cor preta, que acentuam a pegada jovem e aventureira do carro.
Utilizando plataforma T1X desenvolvida, em parceria com a Jaguar Land Rover, o Tiggo 5X tem um sistema construtivo que emprega 60% de aço de alta resistência em sua estrutura, e 8% de aço de alta resistência nos pontos estratégicos da carroceria. Esse alto nível de rigidez estrutural, além da segurança, melhora muito o comportamento dinâmico do carro.
Na parte inferior da plataforma, sob o assoalho, o Tiggo 5X conta com estruturas longitudinais que absorvem e distribuem uniformemente a energia gerada por uma eventual colisão, proporcionando maior resistência e segurança aos ocupantes. Além disso, vem com até seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina) e uma ampla gama de sistemas de assistência à condução.
O Tiggo 5X mede 4.33 m de comprimento, 1.83 m de largura e 1.64 m de altura. A distância entre eixos é de 2.63 m o que proporciona um espaço surpreendente na cabine. O porta-malas possui capacidade de 340 litros (expansível para até 1.100 litros com o rebatimento dos bancos traseiros) e também conta com espaço para armazenamento de pequenos objetos em ambas laterais.
Entre os itens de conforto, o veículo vem equipado, com sistemas keyless de partida sem chave, direção elétrica, ar-condicionado eletrônico, saída de ar para os ocupantes da segunda fileira, câmera de ré e controle de pressão e temperatura dos pneus. O freio de estacionamento elétrico é acionado automaticamente assim que o veículo é desligado. No interior ainda se destaca um teto solar panorâmico (vidro fixo) que tem 1.018 mm de comprimento por 784 de largura.
Modernidade no conjunto mecânico
Motor turbo e transmissão automática de dupla embreagem fazem parte do moderno conjunto mecânico deste modelo, que vem equipado com um moderno motor de 1.5 litro, turbo Flex. Tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variáveis (VVT), coletor de admissão variável (VIS), potência máxima de 150 cv / 147 cv (etanol/gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm (Etanol /Gasolina).
O utilitário esportivo é equipado com transmissão automática de dupla embreagem (DCT) com seis velocidades, que tem mudanças rápidas, quase imperceptíveis e muito eficientes. As marchas podem ser mudadas automaticamente ou manualmente por meio da alavanca posicionada no console central.
O Tiggo 5X conta com dois modos de condução, ECO que privilegia o consumo de combustível, e SPORT que oferece uma dirigibilidade mais esportiva. A condução é otimizada pelos controles de estabilidade e tração, suspensões independentes tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas, ventilados nas dianteiras e sólidos nas traseiras. A versão top de linha conta ainda com os pneus 225/55 e rodas de liga de 18".

Escrito por:

Luís César de Souza Pinto/Especial para a AAN