Publicidade

Publicado 11/02/2019 - 15h09 - Atualizado 15/02/2019 - 12h42

Por Fábio de Mello

Marcos e seu pai, o

Fábio de Mello

Marcos e seu pai, o "Baiano", que mantêm vivas as muito faladas - mas cada vez mais difíceis de serem encontradas - tradições dos botecos raiz.

Confesso, prefiro os botequins de bairro, desses com ovo cozido, torresmo e salgado, tudo na mesma estufa. Onde cachaça se toma no balcão, o cardápio fica numa lousa, o dono do bar chama os clientes pelo apelido e, no fim de semana, um frango assado é disputado na rifa, através de uma cartela com nomes de times de futebol.
O Bar Santa Genebra é um perfeito exemplar dessa categoria de estabelecimentos cada vez mais escassa. A bodega é conduzida por Baiano e seu filho Marcos, que mantêm vivas as muito faladas - mas cada vez mais difíceis de serem encontradas - tradições dos botecos raiz.
A birosca fica numa esquina de Barão Geraldo, sombreada por grandes árvores, em frente a uma praça com uma pista de skate, de onde a garotada aparece de vez em quando para comprar um refrigerante de dois litros ou uma paçoca, que fica sobre o balcão ao lado do pé de moleque, do doce de abóbora e da salsicha em conserva.
O menu de parede fica dividido em mais de 60 pequenos quadros-negros espalhados pelo salão e todos eles oferecem boas sugestões para o paladar e o saudosismo etílico e gastronômico dos butequeiros da região. Peço sempre a moela, que considero uma das melhores de Campinas, e, nos finais de semana, geralmente a costela no bafo, que desmancha fácil e dispensa o uso de faca, ou o joelho de porco, que Marcos coloca para assar lentamente ainda na noite anterior. Vale provar também a variedade de cachaças, a porção de linguiça caipira, o torresmo, a isca de tilápia, o caldo de mocotó, o chouriço e outras tantas delícias da baixa gastronomia, tão bem representadas nesta bodega.
No happy hour, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h30, os preços reduzidos das generosas porções, como o bolinho de abóbora recheado de carne seca e o croquete de costela, são boas opções, além da cerveja mais barata e sempre bem gelada. Saúde!
ONDE?
Bar Santa Genebra
Rua Ângelo Vicentim, 736, Vila Modesto Fernandes, Barão Geraldo, Campinas.
Telefone: (19) 3287-4006
Funcionamento: de terça a quinta, das 8h às 22h;
Sexta e sábado das 8h às 23h
Domingo das 8h às 18h.
Piada
Todo torto, o bêbado entra na igreja e começa a resmungar, quando o padre diz: “Todos que quiserem largar o vício, que sentem”. O bêbado fala: “É seu padre, pelo jeito só nós dois não queremos”.

Escrito por:

Fábio de Mello