Publicidade

Publicado 04/02/2019 - 15h18 - Atualizado 04/02/2019 - 16h25

Por Daniela Nucci

Professor de coquetelaria do Senac Campinas, Claudio Tibério Gil

Divulgação

Professor de coquetelaria do Senac Campinas, Claudio Tibério Gil

Com as altas temperaturas, nada melhor que se inspirar em receitas leves e diferentes para ficar bem hidratado. Entre as dicas do momento, os drinques sem álcool são fáceis e rápidos de preparar. As criações envolvem um mix de ingredientes e a tendência conquista cada vez mais o público, ávido por itens saudáveis. “É importante que os profissionais que atuam com hospitalidade, alimentação e turismo reconheçam que é essencial ter um olhar holístico para o segmento de bebidas, que é amplo e complexo. Além da crescente demanda por bebidas mais saudáveis, o consumidor também precisa de opções saborosas para desfrutar quando está à frente do volante”, diz o professor de coquetelaria do Senac Campinas, Claudio Tibério Gil. Para Gil, as bebidas não alcoólicas são importantes para o retorno financeiro dos estabelecimentos e contribuem para a experiência do cliente. “Ter uma carta de bebidas não alcoólicas atraente, com criatividade e beleza, é certamente um diferencial para bares, restaurantes e eventos”, completa o especialista, que elaborou especialmente para a Metrópole quatro opções de drinques sem álcool para curtir o Verão e não ter que lidar com a ressaca no dia seguinte.
Receitas
Expresso Martini
Ingredientes
- 100 ml de café extraído a frio (Cold Brew)
- 30 ml de calda de cereja
- 20 ml de suco de limão
- Gelo
Modo de preparo
Bata energicamente em uma coqueteleira todos os ingredientes por 10 segundos, sirva em uma taça Martini previamente gelada. Decore com alguns grãos de café ou com uma casquinha de limão.
Cold Brew
Essa maneira de servir o café é mania em toda Europa e também nos Estados Unidos aos poucos vem ganhando espaço entre os apreciadores da bebida no Brasil. Embora exija um tempo de preparo maior, é muito fácil e econômico.
Ingredientes
- 20g de café moído grosso (moagem para prensa francesa)
- 250ml de água mineral ou filtrada (gelada previamente)
Modo de preparo
Em um recipiente com tampa adicione o pó de café na água e misture. Feche o recipiente e reserve na geladeira por 12 a 18 horas, passado o tempo coe normalmente em filtro de papel.
Iced red fit 
Ingredientes
- 100ml de hibisco fusion
- 4 morangos grandes
- 2 colheres de mel
- Limão    
Modo de preparo
Coloque em uma coqueteleira os morangos, mel e dois gomos de limão Tahiti. Macere as frutas criando uma pasta, adicione o gelo e a infusão de hibisco. Bata bem durante 10 segundos e sirva em copo baixo com boca larga para realçar os aromas. Decore com as frutas utilizadas e também com um palito de canela.
Curiosidade: Hibisco Fusion é uma combinação da flores de hibiscos secas e canela em pau. Refrescante e extremamente fácil de preparar, essa infusão traz vários benefícios por possuir ação diurética e regulatória da pressão arterial promovido pela flor do hibisco e também termogênica por conta da canela. Também auxilia na circulação e digestão.
Mexericos
Ingredientes
- 10 a 20 folhas de hortelã fresca
- 1 colher (sopa) de açúcar demerara
- 50 ml de chá de camomila
- 10 ml de suco de limão
- Casca de tangerina
- Club soda ou água com gás
Modo de preparo
Em um copo longo, com aproximadamente 350ml, coloque as folhas de hortelã junto com o açúcar e macere delicadamente. Junte gelo, suco de limão, chá de camomila e a casca de tangerina. Mexa tudo para espalhar no copo. Por último, complete com o club soda e decore com gomo de limão e folhas de hortelã. “Essa deliciosa e refrescante versão sem álcool do clássico coquetel mojito, leva um toque especial conhecido por todos os brasileiros, a tangerina ou mexerica, como é conhecida em alguns lugares, utilizando a casca desta fruta esse drinque fica extremamente aromático e saboroso.
Doce pecado
Ingredientes
- 1 banana media
- 2 bolas de sorvete de creme
- 3 colheres de calda de chocolate
- 20 ml de suco de laranja
- Chantilly   - Raspas de chocolate
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até o ponto de milk-shake. Sirva em um copo com calda de chocolate. Cubra com chantilly e decore com raspas de chocolate

Escrito por:

Daniela Nucci