Publicidade

Publicado 14/02/2019 - 08h22 - Atualizado 14/02/2019 - 08h22

Por Henrique Hein

Defasagem de alunos é de três anos

Divulgação

Defasagem de alunos é de três anos

Dados divulgados anteontem pelo Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2018 apontaram que o nível de conhecimento dos alunos das escolas pertencentes à rede estadual de ensino da Região Metropolitana de Campinas (RMC) está acima da média do Estado nas áreas de matemática e língua portuguesa. Apesar disso, os indicativos mostram que a maioria desses estudantes tem até três anos de defasagem em matemática.
A avaliação do Saresp foi aplicada nos dias 27 e 28 de novembro para mais de 1 milhão de estudantes e teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os índices, que contaram com a adesão de 212 escolas da rede municipal, foram divididos por série e revelam o desempenho dos estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Eles foram divulgados pelo secretário de educação, Rossieli Soares da Silva.
No 5º ano do Ensino Fundamental, o Saresp revela que 15,2% dos alunos têm conhecimento abaixo do básico em Matemática, e 7,2% em Língua Portuguesa. No 9º ano o desempenho em Matemática é ainda pior: 65% dos alunos não conseguem fazer contas simples de porcentagem e 26,3% têm proficiência abaixo do básico. Em Língua Portuguesa, 14,2% estão neste mesmo patamar.
No Ensino Médio, os indicadores são ainda mais alarmantes: em Matemática, 46,6% dos alunos da rede de São Paulo têm conhecimento abaixo do básico, sendo que 25% não sabem sequer transcrever números ditados em sala de aula. Além disso, 27,2% dos alunos não possuem noções básicas de língua portuguesa e estão na escala mais baixa.
Apesar da média da RMC superar a estadual em todos os indicadores, o desempenho é ruim. A nota de matemática para alunos do 9º ano foi de 260,7, índice esperado para o 6º ano. Para o 9º ano, o índice adequado seria acima de 300 – nem alunos do 3º ano do Ensino Médio na RMC atingiram a marca. Isso significa que a maioria não soube calcular, por exemplo, o valor de produto com 10% de desconto.

Escrito por:

Henrique Hein