Cratera 'teimosa' testa a paciência dos motoristas
Publicidade

Publicado 23/10/2018 - 07h24 - Atualizado 23/10/2018 - 07h23

Por Beatriz Andrade

A cratera que já foi várias vezes recapeada fica na faixa da direita para quem sobe a Rua Paula Bueno em sentido Taquaral

Thomaz Marostegan/Especial para a AAN

A cratera que já foi várias vezes recapeada fica na faixa da direita para quem sobe a Rua Paula Bueno em sentido Taquaral

Os motoristas convivem há meses com o buraco numa das faixas da Rua Paula Bueno, na Vila Rossi e Borchi, em Campinas. Consertada diversas vezes pela prefeitura, a cratera sempre reaparece ao lado da entrada para a Rua Pedro Anderson e provoca um desnível no asfalto que dificulta a passagem dos carros. Para remendar a cratera, foi feito um corte no asfalto, coberto com concreto, que também já começou a ceder. Os motoristas reclamam com frequência, porque os consertos feitos são rapidamente danificados pelo fluxo de veículos.
O Correio Popular esteve no local para averiguar a situação, e confirmou o desafio imposto aos motoristas. Por estar localizado na subida da Rua Paula Bueno, muitos carros são obrigados a diminuir a velocidade para passar pelo local, o que gera mais transtorno para os motoristas que vêm atrás. Além disso, não existe uma maneira de escapar do buraco, já que a faixa da esquerda serve de entrada para a Rua Pedro Anderson, e não pode ser usada para seguir pela rua. O problema é que alguns motoristas optam por essa manobra, mesmo sabendo do risco. Alexandre Cardoso, estudante de 22 anos, é um dos que fazem o desvio irregular. "Ou passamos pela esquerda, ou temos que diminuir muito a velocidade na subida, diminuir a marcha e então continuar", explicou Cardoso. Ele conta, ainda, que passa pela via todos os dias, e que já viu esse buraco de diferentes formas e em diferentes momentos. "Todas as vezes que o buraco abre, a prefeitura vem e conserta. Em menos de um mês, ele está de volta. Não tem como manter isso dessa forma. Precisamos de um reparo definitivo", comentou Alexandre Cardoso.
A Prefeitura Municipal de Campinas informou, em nota, que está empenhada no trabalho de tapa-buracos em toda a cidade. A Rua Paula Bueno receberá a equipe para reparos na próxima semana. Importante destacar que a Secretaria de Serviços Públicos iniciou uma série de mutirões de tapa-buracos, que passam pelas ruas de diversos bairros em toda a cidade. O mutirão segue até abril de 2019 e deve tapar, durante o esse período, cerca de 200 mil buracos. Equipes específicas estão nos mutirões de tapa-buracos e outras continuam a atender às demandas que entram pelo 156 em toda a cidade. A Prefeitura também promete recapear cerca de 200 quilômetros de vias.

Escrito por:

Beatriz Andrade