Publicidade

Publicado 29/11/2015 - 18h52 - Atualizado 29/11/2015 - 21h36

Por Lauro Sampaio/ AAN

Esta é a oitava vez que a Unicamp monta um espaço no parque para receber as inscrições

César Rodrigues

Esta é a oitava vez que a Unicamp monta um espaço no parque para receber as inscrições

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu neste domingo (29), durante evento na Lagoa do Taquaral, 2 mil inscrições de interessados em se submeter à cirurgia bariátrica. O número surpreendeu os organizadores. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, os inscritos passarão por um processo de seleção em março, mas alguns já foram autorizados a iniciar o processo por causa da gravidade dos casos. Esta é a oitava vez que a Unicamp monta um espaço no parque para receber as inscrições. No primeiro ano, foram 500 interessados; em 2015, 1.650.
A cozinheira Eliane Lopes, de 43 anos, foi uma das que se inscreveram. Com 1,55 metro de altura e pesando 140 quilos, ela disse que pretende perder 10% do peso atual para então dar início ao procedimento. “Meu número era 841. A fila estava grande e tinha gente de Ourinhos, São Paulo, Piracicaba e Campo Grande”, disse. O técnico Marco Antonio Rodrigues, de 39 anos, também se inscreveu. “Fiz uma cirurgia e coloquei prótese na perna. O peso dificulta andar”, reclamou. Ele, que pesa 167 quilos, deseja chegar aos 80 com a cirurgia.
O evento também teve programas de orientação sobre saúde, exames de glicemia e colesterol e aferição de hipertensão. Participaram das atividades a Secretaria Municipal de Saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), a Faculdade São Leopoldo e a equipe de medicina preventiva da Unimed-Campinas.

Escrito por:

Lauro Sampaio/ AAN