Publicidade

Publicado 06/11/2015 - Atualizado 06/11/2015 - 21h43

Por Da Agência Anhanguera

O Hospital de Clínicas da Unicamp recebe neste sábado (7), das 9h às 15h, um mutirão de orientação e diagnóstico de câncer de pele, a partir do exame de manchas, pintas ou lesões.
A atividade, aberta ao público em geral, faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, comandada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os trabalhos serão feitos no Ambulatório de Dermatologia do HC.
No ano passado, cerca de 250 pessoas compareceram, com o diagnóstico de 40 cânceres com tratamento e acompanhamento feitos no próprio hospital.
Um caso foi classificado como tumor do tipo melanoma, o mais grave, com alta mortalidade e com risco de metástase (disseminação da doença para outros órgãos). A campanha ocorre há mais de 16 anos e tem por objetivo fornecer detalhes sobre o câncer de pele, seus riscos, formas de prevenção e diagnóstico precoce.
“O câncer de pele é o mais frequente em todo o País, correspondendo a 25% dos casos. Sempre que houver identificação de lesões suspeitas o paciente será encaminhado para o tratamento imediatamente”, afirmou a dermatologista Juliana Massuda.
Quanto mais cedo o tumor é identificado, mais eficaz é o seu combate, em especial dos melanomas. Segundo o HC, as orientações para prevenção incluem evitar a exposição excessiva e sem proteção à radiação ultravioleta.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera