POLÊMICA

Beagle é retomado pelo Instituto Royal em Valinhos

Instituto Royal inicia recolhimento dos animais que foram resgatados da sede do centro de pesquisa

27/10/2013 - 11h32 | Milene Moreto e Patrícia Azevedo

Foto: Reprodução
Ativistas resgastando os cães da raça beagle, que, segundo defensores, sofreriam maus-tratos
Ativistas resgastando os cães da raça beagle, que, segundo defensores, sofreriam maus-tratos

O Instituto Royal iniciou o processo de recolhimento dos animais que foram resgatados da sede do centro de pesquisa , em São Roque, no último dia 18. Um dos primeiros beagles recuperados pelo Royal estava na casa de uma mulher de Valinhos. A informação é do deputado estadual Feliciano Nahimy Filho (PEN). Segundo ele, um oficial de Justiça e um advogado do instituto foram até a casa da advogada de Valinhos na noite de sexta-feira para recuperar o animal.

O parlamentar, que foi procurado pela advogada, disse que o trabalho agora é localizar para onde o cachorro foi levado. O cão pode ter sido localizado após denúncia de vizinhos. O animal tinha cerca de três anos e estava com os pelos das costas raspados.



De acordo com Feliciano, a advogada não participou do resgate, mas adotou o cão após a ação. A reportagem não conseguiu localizar a assessoria de imprensa do Instituto Royal.




No site da entidade, há uma nota oficial classificando como violenta a invasão realizada no último dia 18 de outubro. “(a invasão) constitui um ato de grave violência, com sérios prejuízos para a sociedade brasileira, pois dificulta o desenvolvimento de pesquisas científicas no ramo da saúde. Com o ato, foi prejudicado o trabalho e todo um patrimônio genético que levou mais de dez anos para ser reunido, fruto do esforço pessoal de pesquisadores que dedicaram sua vida à ciência e a criação da instituição”, afirma nota.




Na nota, o instituto afirma que os animais utilizados nas pesquisas “sempre foram tratados com carinho, cuidado e respeito, dentro do bem estar animal”. A entidade diz que todas as suas atividades são desenvolvidas sob supervisão de órgãos de fiscalização nacionais e seguindo os princípios das boas práticas de laboratório (BPL) e as normas do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea).”

Alerta
A notícia do resgate deixou em alerta os ativistas da causa animal. A orientação repassada por eles é que as pessoas deixem de publicar informações sobre os cães nas redes sociais. Eles acreditam que o instituto esteja monitorando as redes para tentar localizar os cães. 



Comentários(19)

Conforme Termo de Uso, comentários com conteúdo inadequado e spam poderão ser removidos a critério do Correio.com

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

  • ANTONIO Gonçalves: (30/10 as 17h34)
    ESTOU CANSADO DE TUDO; DE TANTA COISA ERRADA ,MALTRATO COM OS ANIMAIS ,COM OS SERES HUMANOS,VIOLÊNCIA DE TODAS AS FORMAS ..........E O PIOR PARECE; QUE ESTAMOS ENXUGANDO GELO.
  • Karen: (29/10 as 21h14)
    Katia..Minha família sempre adotou animais e recolheu das ruas, de Sergipe a SP é uma longa estrada, então não fale do que você não sabe..E sobre testes sem cobaias, é só adquirir o hábito de LER, ESTUDAR e se INFORMAR..Sobre a ofensa não vou retribuir; gosto de discutir com pessoas inteligentes, por isto despeço-me aqui. Cada um tem a sua opinião, tenho a minha, e você a sua, e cada um defende aquilo que ama e acredita..Ah, é hipocrisia e não hipócresia, mas eu entendo sua ignorância e respeito
  • Karen: (29/10 as 21h12)
    Kátia...Sou super a favor de pegar esses marginais e fazer testes neles..Tenho processo de adoção de criança em andamento, cuidado como julga as pessoas, na mesma medida será julgado(a), mas para o seu governo, não sou rica, não sou da mídia, vivi sempre em bairro pobre estudando em escola pública e dependendo do SUS.. Defendo os animais pq tenho coração..Mas para ser inteligente e informado(a) não depende de classe social, mas sim de esforço pessoal #ficaadica
  • Kátia Andrade: (29/10 as 10h10)
    Ai ficam falando quem não se preocupa com animais, não pensa nas crianças, nos idosos. E vcs que vivem desse jeito são capazes de salvar o animal e deixar seu filho abandonado. Isso é fato. Já vi milhares de exemplos assim. Ao invés de gastarem energia e dinheiro com isso, vão lá adotem os animais de ruas, as crianças, os idosos, tem muitos precisando.
  • Kátia Andrade: (29/10 as 10h08)
    Já que é possível fazer testes sem ser em animais Karen. se doe, talvez vc seja útil pra alguma coisa nesse universo.
  • Kátia Andrade: (29/10 as 10h06)
    Já que vcs revolucionários estão ai com pena, nessa hipócresia toda, porque não sai as ruas em vários bairros está lotado de bichos abandonados, que não tem casa, nem comida, que catam no lixo, porque não pegam pra criar.Mas é fácil fazer cena para aparecer na mídia. Pra mim não são diferentes desses vândalos que frequentam as manifestações e marginais tem que estar presos. Fica a dica.Assisti pela tv esse absurdo.Aqui em Sergipe tem um monte de animal sem teto, venham pegar, cuidar...Hipócritas
  • Kátia Andrade: (29/10 as 10h04)
    Esse povo metido a salvador do mundo, dos animais são os mais hipócritas que conheço. Se eles não fossem rico, tendo dinheiro para comprar frutas, verduras seus alimentos caros e saudáveis com certeza comeriam arroz, feijão e carne, porque isso é que mata a fome de muita gente. Mas sempre riquinhos de merda com essas posturas. Tem iogurte desnatado, dinheiro para viajar. Esses testes tem salvado a vida de muita gente e eles não estão maltratando ninguém lá.
  • Karen: (29/10 as 09h32)
    Animais sempre foram usados em pesquisas, mas nem toda pesquisa precisa gerar tortura e sofrimento...Sim, animais sempre foram usados em pesquisas como cobaias, e realmente sem estes testes antigamente hoje não teríamos tantos remédios desenvolvidos, admito, MAS na atualidade ainda precisamos de métodos PRIMITIVOS? Sim, animais sempre foram cobaias em pesquisas, mas com a inteligência humana e avanço da ciência e tecnologia, talvez isto não seja mais tão necessário, existem alternativas...
  • Karen: (29/10 as 09h31)
    De um lado a hipocrisia dos radicais xiitas.. ..do outro a ignorância dos antigos primitivos homens das cavernas e vovozinhos do século 18 q ainda acreditam que tomar leite com manga faz mal..coisa de gente antiga e desatualizada.. Para chegar ate aqui cobaias sofreram e fomos salvos graças a Ciência ADMITIMOS e agradecemos...mas não é pq antigamente um método era como tal, que necessariamente hoje precisa continuar igual...as coisas evoluem, alternativas aparecem, métodos são substituídos..
  • Karen: (29/10 as 09h19)
    Eu não como carne, e só uso produtos cosméticos que não foram testados em animais; mas mesmo quem come carne, não critico o consumo...desde que o mundo é mundo existe a cadeia alimentar, matar para comer é uma coisa, matar ou judiar por judiar é outra... Entendo que há alguns anos atrás realmente era necessário fazer testes em animais para os remédios de hj serem seguros para uso humano, mas hj com o avanço da ciência, não mais...
  • Karen: (29/10 as 09h15)
    Após a polêmica, foi exibido N documentários e reportagens mostrando que é possível SIM fazer testes sem ser em animais usando células reconstituídas prod em laboratórios etc... Antigamente isto era + tolerável e necessario pois realmente não tinha como, mas com a medicina e tecnologia de hoje não..Pq tem industrias cosméticas e farmacêuticas que conseguem oferecer produtos seguros sem submeter animais a testes, torturas e sacrifícios? Umas conseguem fazer testes sem uso de cobaias e outras não?
  • Paulo Chato: (28/10 as 17h48)
    Quando a mãe de vocês forem salvas do câncer por remédios que foram desenvolvidos com animais, vocês vão se lembrar deste episódio aqui? Parem de ser hipócritas! Vocês, por acaso, não comem carne de vaca? Ficam pensando no sofrimento das vacas? A ignorância está tornando as pessoas cegas! Animais sempre foram usados e sempre serão em pesquisas científicas! E quem acredita que os animais eram torturados precisam estudar um pouco mais e se informar melhor! Todos estão parecendo radicais xiitas!
  • Nathan Castro: (28/10 as 11h10)
    Espero que as pessoas que são contra o teste de animais, também não comam carne, não utilizem medicamentos testados em animais (começando pelos de pressão alta, colesterol e diabetes) e não realizem procedimentos cirúrgicos! Porque se vocês não sabem, tudo isso foi testado em animal antes de chegar a nós! Ah, e tem a parte de cosmético, que muitos ainda são testados.
  • Karen: (28/10 as 09h50)
    Cada um defende aquilo que ama e/ou acredita; caso tenha ou venha a ter filhos e animais de estimação, DOA eles para pesquisas, deixe judiar de seus filhos ou sobrinhos etc. ou então se cachorros são menos importante, pega seu gato, seu cachorro, seu papagaio, ou se é tão medíocre insensível e egoísta para ter animais, pega então o bichinho de estimação do seu pai, mãe, filho, sobrinho, e DOA para estes tipos de pesquisas
  • SUELI CANO MAITA: (27/10 as 22h20)
    Acho que esse senhor Paulo Chato é um CHATO mesmo, porque não sabe nada que esta falando, se ele tivesse pelo menos um pingo de humanidade ao invés de ficar criticando quem se preocupa em salvar vidas inocentes porque não faz ele alguma coisa de bom na vida, o senhor se preocupa em salvar crianças que estão sendo maltratadas nas casas? se preocupa com idosos sendo maltratados por cuidadores ou casas de repouso? se preocupa com as pessoas que estão dormindo nas ruas no frio e na chuva?
  • DIOGO HOFFMAN: (27/10 as 21h43)
    COM CERTEZA SENHOR PAULO, É POR PESSOAS ASSIM COMO VOCÊ QUE ISSO OCORRE, PESSOAS DE MENTES MEDIOCRES E LEVIANAS, PORÉM EXISTE CRIANÇAS POR NÃO HAVER PREVENÇÃO, E NÃO UMA CONSEQUENCIA SOCIAL, FAZ SEXO E FILHO QUEM QUER. MAS ENTRANDO NESSE TERMO, O QUE O SR ACHA DE RASPAR VOCÊ, PASSAR CREMES TOXICOS, COLOCAR MASCARA DE FUMAÇA, PERFURAR SEUS OLHOS, TE ABRIR VIVO ENTRE OUTRAS ATROCIDADES, CARO NÃO SEJA TÃO LEVIANO
  • DIOGO HOFFMAN: (27/10 as 21h41)
    COM CERTEZA SENHOR PAULO, É POR PESSOAS ASSIM COMO VOCÊ QUE ISSO OCORRE, PESSOAS DE MENTES MEDIOCRES E LEVIANAS, PORÉM EXISTE CRIANÇAS POR NÃO HAVER PREVENÇÃO, E NÃO UMA CONSEQUENCIA SOCIAL, FAZ SEXO E FILHO QUEM QUER. MAS ENTRANDO NESSE TERMO, O QUE O SR ACHA DE RASPAR VOCÊ, PASSAR CREMES TOXICOS, COLOCAR MASCARA DE FUMAÇA, PERFURAR SEUS OLHOS, TE ABRIR VIVO ENTRE OUTRAS ATROCIDADES, CARO NÃO SEJA TÃO CRETINO, IMBECIL.
  • Paulo Chato: (27/10 as 20h42)
    Por que as pessoas não se mobilizam para resgatar crianças que sofrem maus tratos nas casas das famílias pobes? Ah, já sei! É que salvar cachorro é mais importante que salvar crianças! Todo mundo que roubou os cachorros de uma propriedade privada, como o Instituto Royal, devem ser presos! São criminosos! Não podem ficar impunes!
  • tiziane machado: (27/10 as 20h21)
    Essa notícia não é verdadeira!
Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito
cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 10º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
LOGIN:
SENHA:
Esqueci minha senha.
Quero me cadastrar
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
NOME:
SOBRENOME:
E-MAIL:
SENHA:
REPETIR SENHA:
Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular

cadastre-se e continue lendo