Escritor piracicabano lana romance policial

Escritor piracicabano lança romance policial

iG Paulista - 09/09/2013 - 05h00 |
André Luís Cia | andre.cia@gazetadepiracicaba.com.b

Autor afirma que seu texto não é corriqueiro ou preso aos clichês do gênero
Foto: Divulgação
Autor afirma que seu texto não é corriqueiro ou preso aos clichês do gênero
Há dois anos ele decidiu colocar em prática um desejo antigo: escrever suas próprias histórias. Apaixonado por literatura desde a infância, o médico oftalmologista Raul Luiz Zambello, de 53 anos, diz que o primeiro romance que leu foi Robinson Crusóe. "Nunca me esqueci daquela história e desde então não parei mais de ler". A paixão se transformou em realidade e nasceu 'Elixir de Vênus', um romance policial, que foi lançado no final de semana na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Piracicabano, ele mora há 20 anos em São Pedro. Zambello diz que sempre se identificou com o tipo de literatura que instiga o leitor a questionar se aquela história poderia acontecer do outro lado da rua, por exemplo. "Eu sempre me identifiquei com esse tipo de história. Toda vez que descobria um autor capaz de escrever um livro com essas características eu lia tudo que ele publicou, mas notei que existia uma carência de autores com esse perfil".

O autor afirma que seu texto não é corriqueiro ou preso aos clichês comumente encontrados nas obras do gênero e que se trata de uma escrita mais intuitiva, primando pela capacidade de levar o leitor a quase visualizar a narração. "Talvez o fato de ser médico oftalmologista seja uma forma de explicar essa característica de prender o leitor em uma narrativa cativante, tornando difícil interromper a leitura".

'Elixir' conta a história de uma bela jovem desesperada com a compreensão de que sua frigidez é irreversível. Então, ela decide que não vale a pena continuar vivendo sem o prazer supremo. Ao mesmo tempo, um genial pesquisador (Wolf) descobre a forma de satisfazer uma das maiores ambições da humanidade: controlar plenamente a libido das mulheres. Com isso, ele decide ficar milionário com esse conhecimento, mas para tanto é preciso morrer forjando a própria morte.
Um obstinado investigador (Nelson) tenta desvendar as misteriosas mortes de jovens mulheres e ao receber a inesperada ajuda de uma impetuosa mulher de beleza estonteante (a médica Carmen), ele se vê dividido entre o clamor que ela desperta em seu coração e suas mais enraigadas convicções.

Um simples detalhe será suficiente para provocar uma reviravolta na trama e trazer consequências surpreendentes. Será que as mulheres terão finalmente o acesso a uma vida amorosa plena ou continuarão a sonhar com o mitológico elixir da deusa do amor? Qual o limite de cada pessoa? Quem está realmente imune a uma proposta tentadora? É possível controlar o amor e o desejo? Até que ponto os interesses comerciais superam a ética? Essas e outras intrigantes questões são respondidas no decorrer das páginas deste eletrizante romance de estreia de Raul Zambell, que será lançado neste sábado, dia 7, ás 12 horas na Bienal.



Raul Luiz Zambello diz que este livro tem a pretensão de se identificar com um tipo de literatura que, de forma muito pessoal, classifica como literatura de lazer. “Existe um público que ao comprar um livro, está apenas interessado em ter uma leitura agradável, descontraída, que o ajude a relaxar e esquecer as preocupações cotidianas”.

Estes leitores apreciam um texto fluente e dinâmico, que seja capaz de dar asas à imaginação, mas que ao mesmo tempo seja tão verossímil que eles cheguem a questionar se esta história não poderia estar acontecendo do outro lado da rua. “Eu sempre me identifiquei com este tipo de literatura e toda vez que descobria um autor capaz de escrever um livro com essas características eu acabava por ler tudo o que dele tivesse sido publicado. Notei, contudo, que existe uma carência de autores nacionais com esses predicados.A minha obra não tem a ambição de arrebatar a crítica ou ser saudada como uma obra inovadora, mas tem qualidades suficientes para almejar cativar exatamente este público. Não me atrevo a dizer que possua um estilo literário próximo dos grandes autores, entretanto, posso afirmar sem falsa modéstia, que o meu texto não é corriqueiro, ou preso aos clichês comumente encontrados nas obras do gênero”.

É, na verdade, uma escrita muito mais intuitiva, primando pela capacidade de levar o leitor a quase visualizar a narração (talvez o fato do autor ser um médico oftalmologista seja uma forma de explicar essa característica), que prende o leitor em uma narrativa cativante, tornando difícil interromper a leitura. “Certamente o fato de eu ser um leitor voraz e eclético, contribuiu para o fato de mesmo sendo meu primeiro livro, ter conseguido incutir estas qualidades em minha obra. Para finalizar eu tenho o orgulho de informar que todos os que já tiveram a oportunidade de ler esta obra, fizeram questão de enfatizar que ela está credenciada a reivindicar uma oportunidade no mercado editorial brasileiro, visto que se uma obra deste nível fosse apresentada em outros mercados, ela certamente já estaria nas estantes das grandes livrarias”.
 

SERVIÇO

O livro já está disponível no site www.amazon.com.br, no formato e-book, no valor de R$ 5,99. Para quem quiser adquirir o formato impresso, basta fazer o pedido pelo site: www.clubenovosautores.net. O valor é de R$ 30.