CÃES MALTRATADOS

Caso da UPA sai da Delegacia de Proteção dos Animais

Portaria determina que a Delegacia Seccional investigue crimes que envolvam 'mandatários populares'

23/08/2013 - 18h27 | Cecília Polycarpo
cecília.cebalho@rac.com.br

Foto: Cedoc/RAC
A delegada Rosana Mortari foi afastada do caso
A delegada Rosana Mortari foi afastada do caso

O comando da Polícia Civil de Campinas tirou do Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente a investigação da organização não-governamental (ONG) União Protetora dos Animais (UPA), de Campinas, por maus-tratos de cães.

A delegada Rosana Mortari foi afastada do caso com base em uma portaria de 1983 que determina que a Delegacia Seccional investigue crimes que envolvam "mandatários populares" .

A UPA foi fundada pelo deputado estadual Feliciano Nahimy Filho (PEN) e é presidida pelo vereador César Rocha (PV). A delegada Iara Eli Marques, responsável pelo cartório da Polícia Judiciária, assumiu o inquérito.

Na quinta-feira (22), a Secretaria Municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável multou a entidade em R$ 45 mil por quatro irregularidades ambientais observadas durante fiscalização no abrigo da entidade, no Jardim Califórnia, na semana passada.

A ação ocorreu depois de agentes da Polícia Civil encontrarem pelo menos 10 animais em situação grave de saúde no local, além de cinco filhotes mortos acondicionados em uma geladeira desligada, ao lado de uma sacola com carne moída estragada.

Na ocasião, Feliciano afirmou que a investigação era uma "ação política" . A delegada Rosana, que tentou se eleger vereadora em Campinas nas eleições municipais do ano passado, negou a acusação e afirmou que o setor recebeu várias denúncias anônimas em relação a situação dos animais.

Nesta sexta-feira (23), o deputado disse ao Correio que agora a investigação será "isenta" . "Acredito que agora a investigação terá mais isenção e seriedade" , disse Feliciano. O Correio tentou entrar em contato com a delegada Rosana, mas não obteve retorno.

Multas

O secretário do Verde, Rogério Menezes, explicou que a UPA foi autuada por ter instalações em área de preservação permanente (APP), por jogar entulho e lixo doméstico, além de esgoto in natura, em um córrego a poucos metros do abrigo e por promover queimadas de lixo em meio à vegetação.

De acordo com o chefe da pasta, as irregularidades causam assoreamento do riacho, além de colocar em risco a floresta da área. A entidade terá 20 dias para apresentar um recurso em relação às penalidades.

"Mas, de qualquer forma, a UPA terá que apresentar um plano de recuperação para a área. Mesmo com o recurso, vai ser assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que eles possam reflorestar o local" , disse. Ainda de acordo com Menezes, a ONG foi notificada por não ter autorização para utilizar o poço de água que abastecia o abrigo.

Veja também



Comentários(8)

Conforme Termo de Uso, comentários com conteúdo inadequado e spam poderão ser removidos a critério do Correio.com

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

  • Alemão: (24/08 as 13h50)
    Feliciano encontrou um porto seguro na delegacia seccional, lugar de gente que luta para sempre parecer honesta. Caso de Neto, acostumado às benesses que a cadeira lhe proporciona, por intermédio de paus-mandados, que dão as caras e que irão para a cadeia, caso algo dê errado, salvando-lhe a pele. Feliciano e Neto se equivalem, são da mesma estirpe e + cedo ou + tarde serão desmascarados e terão suas verdadeiras faces expostas à população. Bom mesmo era o Piva, né Neto? Tempo bom aquele...
  • Ana goncalves: (24/08 as 13h02)
    Alguem poderia responder quantos investigadores a Delegacia Seccional tem para este serviço. Que eu saiba trata-se de uma delegacia administrativa e lá só tem carcereiros que fazem serviço administrativo.
  • danusa peao: (24/08 as 11h54)
    Que coisa absurda o que esse deputado esta fazendo. Tentando dar uma de coitado falando que e armação politica. O trabalho que foi feito pela delegacia de proteção aos animais foi amparado com mandado judicial pelo que consta nas reportagens. Não tente enganar a população falando de isenção pois sua falta de caráter e desapego com aqueles que o ajudaram a se eleger da nojo. Mau caráter, tentando iludir a opinião publica. todo mundo sabe o que você não fez, mas diz que fez.
  • Doulgas: (24/08 as 11h41)
    Como o Secretário pode aplicar uma multa sendo que a Secretaria ainda nem existe? Não é meio estranho ninguém falar disso? O cidadão recebe cargo, salário, assessores e a pasta nem se quer existe. Por favor Correio, investigue isso. Quanto ao Deputado, que seja punido com rigor. Já a delegada, se havia alguma dúvida de ação política, basta ver a foto acima. Vocês mesmo estão fazendo campanha para ela.
  • xing ling: (24/08 as 11h35)
    Honolavel deputado Feliciano. Da maneila como os cacholos sao tlatados na UPA estaliam mais segulos na china. como eleitol blasileilo e bonzinho. basta vel politico como o senhol segulando cachilinho no colo que logo vota neh? depois, vem matelia mostlando a veldade soble sua ong e o senhol fica nelvosinho e nao quel mais que delegada que descobliu tudo continue investigando falando que eh almacao politica? Ja entendi tudokkkkkkkkk, que medinho ne deputado?
  • ambientalista: (24/08 as 10h27)
    Entao o caso " nao foi tiradro" como se alguma coisa errada estivesse sendo feita, nao eh senhor deputado? Para sua sorte. foi por forca de portaria que regulamenta tal procedimento, que pelo visto pegou o senhor e seus acougueiros da UPA de calcas curtas! a populacao tem que acompanhar o desfecho do caso, que esta com bastante material. A proposito, sera que a Delegacia de Protecao aos animais de Campinas deixou os animais mortos com parvovirose na geladeira, e tambem dejetos no corrego?
  • HELIET TELMIS: (24/08 as 10h23)
    ah Feliciano.. olha a Dra. Rosana só esta fazendo o trabalho dela, SOMENTE ISSO, SE VOCE ESTIVESSE FAZENDO O SEU TRABALHO DEP. FELICIANO ... mas pelo jeito há outros valores, a
  • protetora: (24/08 as 10h22)
    Parece que qem esta com intencoes politicas eh o senhor Feliciano pois a unica coisa que sabe falar eh que eh questao politica e tenta atingir o trabalho da Delegacia dosAnimais. Que medo eh esse senhor deputado?. Ao que consta o senhor apareceu do nada no local!. para quem nao tinha nada a ver com o assunto o senhor esta muito preocupado. nao esquecemos que o senhor tentou tirar a delegada da Delegacia dos Animais apos as eleicoes fazendo pressao na direcao da policia civivl de campinas.
Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito
cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 10º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
NOME:
SOBRENOME:
E-MAIL:
SENHA:
REPETIR SENHA:
Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular

cadastre-se e continue lendo