NESTA SEXTA

Café Filosófico CPFL tem debate e lançamento de livro

Filósofo Oswaldo Giacoia Jr. aborda o tema 'A Preguiça e a Melancolia' e lança 'Heidegger Urgente'

14/03/2013 - 16h49 | Correio
correiopontocom@rac.com.br

Foto: Divulgação
O filósofo Oswaldo Giacoia Jr., autor do livro 'Heidegger Urgente'
O filósofo Oswaldo Giacoia Jr., autor do livro 'Heidegger Urgente'

O filósofo Oswaldo Giacoia Jr. aborda o tema “A Preguiça e a Melancolia (Preguiça e Diligência)”, no Café Filosófico CPFL que acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, na CPFL Cultura, em Campinas. Na ocasião, ele também lança o livro 'Heidegger Urgente' (Três Estrelas, 144 páginas, R$ 29,90). Este é o segundo encontro do módulo que discute os conceitos do que se conhece hoje como os sete pecados capitais e as sete virtudes, objeto de reflexão nos meses de março e abril. O módulo tem curadoria do historiador Leandro Karnal, que abriu a série no último dia 8 de março.


O programa Café Filosófico é produzido e gravado pela CPFL Cultura desde 2003 e exibido pela TV Cultura e suas afiliadas, sempre aos domingos, às 22h. O bate-papo com Giacoia poderá ser acompanhado ao vivo pelo site www.cpflcultura.com.br, permitindo que o internauta participe do debate pelo chat, inclusive com a possibilidade de enviar pergunta ao palestrante. As informações são da assessoria de imprensa.

As reflexões em torno da temática “Os Sete prazeres capitais – pecados e virtudes hoje” irão discutir, ao longo destes dois meses, as ações humanas sob o prisma de especialistas em diversas áreas, como José Alves de Freitas Neto, Luiz Felipe Pondé, Padre Contieri e Luiz Estevam de Oliveira Fernandes.

'Heidegger Urgente'

Logo após a participação no Café Filosófico CPFL, o filósofo e professor Oswaldo Giacoia Jr. autografará o livro 'Heidegger Urgente - Introdução a um Novo Pensar' (Três Estrelas, 144 páginas, R$ 29,90).

Segundo Giacoia, a filosofia do século 20 pode ser dividida entre an­tes e depois de Martin Heidegger (1889-1976). Sua obra é uma das mais complexas e fundas medita­ções sobre o destino do homem, após terem sido jogados por terra tanto os alicerces da religião e da metafísica quanto os do próprio humanismo.

Como Heidegger pode, entretanto, nos ajudar a pensar a nossa época? É sobre essa questão que o autor se detém em 'Heidegger Urgente' – ao mesmo tempo uma intro­dução à filosofia do pensador alemão e uma refle­xão sobre a atualidade de suas ideias.

Em face da expansão desmesurada das tecnociências e da crise que atinge todos os domínios da vida espiritual, faz-se urgente, segundo Giacoia, um re­torno a Heidegger: “Ele é, para nós, um companhei­ro de viagem indispensável no atravessamento do século 21”. Giacoia também apresenta nesta obra introdu­tória os principais conceitos e os mais importantes livros de Heidegger, como 'Ser e tempo'.

Oswaldo Giacoia Jr. é professor titular do de­partamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autor de 'Nietzsche' (2000), 'Nietzsche como Psicólogo' (2004), 'Pequeno Dicionário de Filosofia Contemporânea' (2006), 'Nietzsche x Kant' (2012), entre outros, e coorganizador de 'Heidegger e o Pensa­mento Oriental' (2012).
 

Serviço

Café Filosófico CPFL - Módulo: 'Os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje'. Tema: 'A preguiça e a Melancolia (Preguiça e Diligência)', com Oswaldo Giacoia Jr., que também lança o livro 'Heidegger Urgente"

Nesta sexta-feira (15), às 19h

Na CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera) - Campinas

Telefone: (19) 3756-8000 ou www.cpflcultura.com.br



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500
Clique aqui e veja todos os comentários(0) dessa notícia


       


Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito