UNICAMP

HC entrega novas instalações da Medicina Nuclear

Foram construídas novas instalações para a área de Broncoscopia do hospital

04/03/2013 - 10h39 | Correio.com
faleconosco@rac.com.br

Foto: Divulgação/Unicamp
Nova área de Broncoscopia e Radiofarmácia
Nova área de Broncoscopia e Radiofarmácia

O Hospital das Clínicas da Unicamp entrega na manhã desta segunda-feira (4), as novas instalações da área de Broncoscopia do hospital. O reitor da Unicamp, Fernando Costa, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Mário Saad e o superintende do HC, Manoel Bértolo devem participar da entrega das novas áreas. 

A reforma contemplou a ampliação e readequação da área, que agora possui 162m2, além da instalação de um novo sistema de climatização. O investimento na reforma foi de aproximadamente R$ 200 mil. Três novos broncoscópios - dois adultos e um pediátrico - avaliados em R$ 160 mil estão em fase de compra pelo hospital. O Serviço realiza em média mil exames ambulatoriais por ano.

Também será entregue a nova área da radiofarmácia da Medicina Nuclear do hospital. A Radiofarmácia Hospitalar é a especialidade responsável pelo planejamento, preparo e controle de qualidade dos radiofármacos utilizados na rotina da Medicina Nuclear, aplicados para exames de diagnóstico através dos equipamentos de SPECT/CT e PET/CT - este último em fase de instalação. Todos os radiofármacos produzidos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) poderão ser empregados para diagnósticos em oncologica, cardiologia, endocrinologia, ortopedia, nefro-urologia, gastro-enterologia.

O ambiente físico foi reformulado com a troca de revestimentos e uma preocupação da equipe responsável pela reforma foi à adequação da área as normas da Anvisa, em especial o setor destinado a higienização dos endoscópios, aparelho usado na realização dos exames. O sistema de climatização também foi readequado e agora conta com a pressão negativa, importante para o atendimento seguro de pacientes com tuberculose. Esse sistema garante mais segurança aos profissionais, além do conforto térmico e a melhora na qualidade do ar, vantagens da reforma.

Rádiofarmácia  


A Radiofarmácia do HC da Unicamp será coordenada pela pela professora Elaine Minatel do Instituto de Biologia, em parceria com a FCM e com o Instituto de Química. "Nós aproveitamos a reforma para instalação do PET/CT e criamos a área de radiofarmácia, necessária também para os procedimentos do novo aparelho", esclarece Celso Dario Ramos, diretor do Serviço de Medicina Nuclear.

Segundo ele, até então o HC tinha um espaço destinado a rotina de radiofármacia, mas que foi adequado às novas normas da Anvisa e IPEN e mais adequado a estrutura de um hospital universitário como o HC. Agora, os componentes que antes chegavam prontos e eram apenas injetados nos pacientes, serão manipulados na nova área composta por três salas, que asseguram o isolamento do material radioativo e evitam que os componentes circulem para área fora dos espaços controlados.

Outra novidade é a pretensão da Unicamp de formar radiofarmacêuticos, profissionais em falta no mercado. "A Unicamp já tem o curso de Farmácia, mas apenas o IPEN possui um curso de tradição na formação de radiofarmacêuticos. Com isso, a universidade será uma das primeiras do país a oferecer essa linha de formação", detalha Ramos.Outra novidade é a pretensão da Unicamp de formar radiofarmacêuticos, profissionais em falta no mercado. "A Unicamp já tem o curso de Farmácia, mas apenas o IPEN possui um curso de tradição na formação de radiofarmacêuticos. Com isso, a universidade será uma das primeiras do país a oferecer essa linha de formação", detalha Ramos.



 



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500
Clique aqui e veja todos os comentários(1) dessa notícia


Comentários
  • Em 04/03 as 11h37 por:Adeilson
    A Secretaria de Urbanismo é responsável pela fiscalização de estabelecimentos em relação às saídas de emergência e demais itens de segurança. Qual órgão da prefeitura de Campinas é responsável pela vistoria em prédios que contém material radioativo?
       


Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito