Prefeito de Birigui tem mandato cassado

Prefeito de Birigui tem mandato cassado

iG Paulista - 27/02/2013 21h22
Willians Menani | igpaulista@rac.com.br

Pedro Bernabé (PDT) é acusado de compra de votos na última eleição
Foto: Divulgação
Pedro Bernabé (PDT) é acusado de compra de votos na última eleição

O atual prefeito de Birigui Pedro Bernabé (PDT) e o vice Carlitos Vendrame (PSD) tiveram o mandato cassado nesta quarta-feira (27) pela Justiça Eleitoral. O motivo da cassação foi a denúncia de compra de votos na última eleição protocolada pelo deputado estadual Roque Barbieri (PTB).

De acordo com a acusação de Roque Barbieri, Pedro Bernabé e Carlitos Vendrame abusaram do poder econômico no pleito 2012 e realizaram compras de votos nas vésperas e no dia da eleição, realizada em 7 de outubro do último ano.

A sentença aprovada pelo juiz Carlos Augusto Miranda determina que os políticos fiquem afastados do poder por 8 anos, não podendo nesse período concorrer a nenhum cargo político.

Com o afastamento do prefeito e do vice, a cidade será temporariamente governada pelo atual presidente da Câmara, Paulo Roberto Bearari (PT).

Sem governantes no legislativo, a cidade terá um novo pleito eleitoral, já que os prefeitos cassados tiveram a maioridade dos votos válidos na cidade, ou seja, mais de 51%. A nova eleição ainda não tem data definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O caso será divulgado oficialmente nesta quinta (28) no Diário da União e, a partir disso, definitivamente, os governantes deixam os cargos.