DANÇA

Companhia de balé investe em musical da Brodway

Íris Ativa-Lina Penteado inova, mesclando duas linguagens em suas apresentações de fim de ano

12/12/2012 - 21h00 | Delma Medeiros
delma@rac.com.br

Foto: Érica Dezonne/AAN
Ensaio do musical O Rei Leão, da Academia Iris Ativa Lina Penteado
Ensaio do musical O Rei Leão, da Academia Iris Ativa Lina Penteado

Para além de sua tradição de balés de repertório, a companhia Íris Ativa-Lina Penteado resolveu inovar este ano, mesclando duas linguagens em suas apresentações de final de ano. Além do clássico balé 'Paquita', na versão da ópera de Paris, a academia investe pela primeira vez na seara dos grandes musicais da Broadway, com 'Simba - O Rei Leão', cantado ao vivo pelos alunos e obedecendo o rigor dos grandes musicais internacionais. Os dois espetáculos, que serão apresentados a partir desta quinta-feira (13) até domingo (16), no Teatro Municipal José de Castro Mendes, somam um elenco de 600 artistas, entre bailarinos, atores, acrobatas, manipuladores de bonecos e cantores.


“Minha praia sempre foi o repertório clássico de balé, então no musical faço a direção-geral, mas me cerquei de uma equipe especializada para garantir a qualidade da montagem”, conta a diretora e produtora dos espetáculos, Liliana Testa. Alguns dos colaboradores são Juliana Hilal, que responde pela adaptação e direção artística; Caroline Blumer, na direção vocal; e Daniel Dalberto na direção cênica.

Liliana conta que, quando assistiu a 'Rei Leão
Juliana Hilal chama a atenção para os diferenciais do espetáculo que, além de cantado ao vivo, traz seu visual particular, como bonecos gigantes e estilizados que foram criados para representar os animais da história. “Foi uma missão que abraçamos cientes do desafio que representava. Com canções tecnicamente difíceis e um elenco bastante heterogêneo, composto em sua maioria por alunos de dança. Sabíamos que só alcançaríamos a qualidade que buscávamos se tivéssemos um time disposto a doar-se ao projeto com empenho e dedicação”, avalia, frisando que isso foi o que o grupo conseguiu “ao longo desses intensos quatro meses de trabalho”.


Paquita

Mantendo sua tradição dos grandes balés de repertório, a Íris Ativa - Lina Penteado montou também 'Paquita', uma história datada do século 18, com música de Edouard-Marie-Delvedez e Ludwig Minkus e coreografia de Pierre Lacotte. A história, pouco montada no Brasil, é ambientado na cidade de Saragossa, Espanha. Paquita é uma jovem órfã criada por ciganos e que carrega como única lembrança da família um camafeu com o retrato de seu pai. Por ser a mais bonita, é também a que mais arrecada dinheiro quando dança. A garota se apaixona pelo filho do conde, Lucien, mas este é um romance proibido por ameaçar outros interesses.

Serviço
 

Musical 'Simba - O Rei Leão'

Nesta quinta-feira (13), às 18h e 21h; sábado (15) e domingo (16), às 14h30 e 17h30


Balé 'Paquita'

De sexta (14) a domingo (16), às 20h30
 

No Teatro Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial) - Campinas. Telefone: (19) 3272-9359
 

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia)

 

 



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500
Clique aqui e veja todos os comentários(0) dessa notícia


       


Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito