CELEBRAÇÃO

Atrações promovem reflexões sobre a cultura negra

Paulínia tem programação gratuita em comemoração à Semana da Consciência Negra

19/11/2012 - 20h29 | Fábio Trindade
fabio.silveira@rac.com.br

Foto: Divulgação
Elenco da peça Liberdade, Liberdade
Elenco da peça Liberdade, Liberdade

Paulínia terá uma programação especial, e gratuita, em comemoração à Semana da Consciência Negra. Nesta terça (20) e quarta (21), o Theatro Municipal será sede de várias apresentações, entre teatro, dança e música, que propõem uma reflexão sobre a diversidade da cultura negra. O objetivo do evento, que ganhou o nome de Semana da Cultura Negra, é possibilitar a formação e a troca de experiências entre os profissionais da cultura afrodescendente de diferentes expressões artísticas e cidades.

O grupo de dança afro Oju Obá, de Hortolândia, fará a abertura nesta terça, às 20h30. O projeto, criado em 2003, tem o objetivo de elevar a autoestima dos afrodescendentes por meio da inclusão cultural, com música, dança e o exercício do toque dos instrumentos musicais de percussão, e repassar isso ao público. Entre as manifestações culturais que serão levadas ao palco do teatro, estão afoxé, maracatu, a capoeira e o samba.

Influenciado pelo samba de raiz e o samba tradicional paulista, tendo no repertório compositores consagrados como Noel Rosa, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Cartola, Ismael Silva e Adoniran Barbosa, o grupo Samba de Maô encerra a noite, com show marcado para às 21h10.

Nesta quarta-feira, será a vez da Orquestra Jovem de Paulínia se apresentar no teatro, com regência de Artur Huf. O programa inclui G. Holst (1874-1934), P. Warlock (1894-1930) e Zequinha de Abreu (1880-1935).

Teatro

Uma releitura da peça 'Liberdade, Liberdade', de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, considerada um dos marcos do teatro brasileiro, vai encerrar a programação. A coletânea de textos faz uma homenagem a nomes importantes da trajetória mundial que, em toda a história da humanidade, dedicaram suas vidas à luta pela liberdade. Os 28 alunos do Departamento de Teatro da cidade darão vida a personalidades como Sócrates, Tiradentes, Abraham Lincoln, entre outros.

“Trata-se de um texto que permite muitas interpretações, além de ser algo didático. As pessoas começam a conhecer nomes que talvez não conheciam com detalhes. Sem contar que, para os alunos, é uma maneira de formar informando. Historicamente, esses homens que lutam pela liberdade são homens que cometeram ações, atitudes corajosas, sendo os sujeitos da ação pela liberdade. Eles rediscutiram o seu tempo, tiveram uma atuação forte, exatamente o que o ator precisa”, explica o diretor Benê Silva.

Serviço

Semana da Cultura Negra

No Theatro Municipal de Paulínia (Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551 - Parque Brasil 500). Telefone: (19) 3933-2140

De graça

Programação
 

Nesta terça-feira (20)
 
20h - Abertura, com Adriana de Almeida Machado, diretora do Departamento de Capacitação e Formação
de Paulínia

20h30 - Música e dança com o Grupo Oju Obá - da Secretaria de Cultura de Hortolândia

21h10 - Samba de raiz e samba paulista com o grupo Samba de Maô


Nesta quarta (21)

20h - Orquestra Jovem de Paulínia

20h30 - Peça 'Liberdade, Liberdade', de Flávio Rangel e Millôr Fernandes.

 



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500
Clique aqui e veja todos os comentários(0) dessa notícia


       


Tempo Agora   Cinema   Horóscopo   Estradas e Aeroportos   Trânsito