JOMI

Olimpíada da terceira idade deixa gostinho de 'quero mais'

Campinas é campeã da fase regional pela sétima vez e agora busca o tri estadual

Esportes Já
29/04/2024 às 10:35.
Atualizado em 29/04/2024 às 10:35
Espírito de confraternização com as medalhas no peito na natação (Divulgação)

Espírito de confraternização com as medalhas no peito na natação (Divulgação)

Ficou um gostinho de “quero mais”. É com esse sentimento que a delegação de Campinas voltou para a cidade depois de participar em Casa Branca da Fase Regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi 2024) na semana de 15 a 21 de abril. E não apenas pelo heptacampeonato conquistado na classificação geral, o que reforçou a hegemonia de Campinas na competição. Para os organizadores, os momentos de interação e amizade proporcionados pelo evento é que ficarão na memória dos participantes. As disputas reuniram 3 mil competidores a partir dos 60 anos de idade de 39 municípios da 4ª Região Esportiva do Estado.

“Semana de jogos sempre é cansativa, mas recompensadora e gratificante”, diz a chefe da delegação de Campinas, Deise Campos de Sousa. “No fim, todo trabalho vale a pena, não só pelos resultados conquistados, mas também pela alegria e o convívio dos nossos atletas. Todos eles se sentem bem e alegres com os encontros, as conversas durante as refeições no alojamento, a interação com participantes de outras cidades na praça da cidade”, conta.

Segundo Deise, um dos momentos mais divertidos do evento acontece na dança de salão, que nos Jomi é uma das modalidades em disputa. Essa competição foi na sextafeira, dia 19. “Os participantes vão para torcerem pelas duplas de suas respectivas cidades e, depois, tem o baile no qual todos dançam. Se a gente deixasse, todos ficariam até tarde, mas colocamos um limite de horário por causa das competições no dia seguinte.”

Campinas foi representada por 140 atletas e teve 20 estreantes. “Uma das que foi pela primeira vez disse que não imaginava que era tudo isso. Ela disse que adorou”, conta Deise, que acrescenta: “O Jomi, além de competição, é um evento tão prazeroso que todos precisam conhecer. É empolgante o clima de companheirismo e amizade.”

SÉTIMO TÍTULO

Campinas conquistou o sétimo título dos Jogos ao somar 179 pontos na classificação geral. A cidade termina em primeiro desde 2016 - em 2019 e 2020 os Jogos não foram realizados. Itatiba e Mogi Guaçu ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente, com 158 e 109 pontos.

Dentre as 14 modalidades em disputa, os campineiros alcançaram o primeiro lugar no atletismo masculino e feminino; nos jogos de damas masculino; natação masculino; tênis feminino duplas A, B e C, e no tênis masculino A; vôlei adaptado feminino A e B, e xadrez masculino.

Um dos destaques da delegação foi o japonês Kenji Shimizu, que ganhou medalhas na natação e no tênis de mesa. Dentro d’ água, ele conquistou dois ouros, um no individual e outro no revezamento 4x25, e um bronze no nado costas. Já golpeando a bolinha com a raquete conquistou a prata.

Agora, 77 atletas de Campinas ganharam o direito de representar a cidade na fase estadual dos Jogos, que reúne os melhores entre as oito regiões esportivas de São Paulo. As competições acontecerão em Itatiba, entre 17 e 23 de junho. Depois de ser campeã em 2015, em casa, e 2022, em Pindamonhangaba, Campinas buscará o terceiro título estadual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por