FEIRA CULT

Mosaico da criatividade

Evento acontece amanhã (11) na Biblioteca Municipal de Campinas, reúne cerca de 70 expositores, entre artistas e empreendedores

Aline Guevara/[email protected]
10/05/2024 às 14:08.
Atualizado em 10/05/2024 às 14:08
É grande a variedade de produtos e obras que serão expostos na Feira CULT, desde quadros, acessórios, peças em cerâmica, artigos de decoração, roupas, bijuterias, velas, utensílios domésticos, etc. (@lui.bonon/@ceramica.estudio.1/@luar.te.1)

É grande a variedade de produtos e obras que serão expostos na Feira CULT, desde quadros, acessórios, peças em cerâmica, artigos de decoração, roupas, bijuterias, velas, utensílios domésticos, etc. (@lui.bonon/@ceramica.estudio.1/@luar.te.1)

A primeira edição da Feira CULT começa amanhã. Alocado na Biblioteca Municipal Manoel Zink, o evento é gratuito e vai reunir cerca de 70 expositores, boa parte deles artistas e artesãos de Campinas. A feira tem como objetivo divulgar e promover os trabalhos de talentos locais e ocorrerá das 14h às 20h.

Ao longo do dia, serão desenvolvidas três atividades: a feira, com exposição e venda de produtos diversos (muitos deles, peças artísticas e artesanais); um workshop a partir das 15h com a arquiteta e artista visual Luiza Budahazi sobre desenho, recorte e colagem; e uma exposição de arte que toma três paredes da biblioteca.

“Uma das paredes terá só obras dos alunos da Escola Estadual Júlio de Mesquita, entre crianças e adolescentes. A ideia também é trazer esses alunos para o espaço para que possam aprender e ter contato com outros artistas”, explica a artista visual Elisângela Andrade, responsável pela organização.

Outra parede será tomada por artes do grupo Urban Sketchers Campinas, formado por desenhistas profissionais e amadores que desenham a paisagem urbana do município, muitas vezes em encontros coletivos. Entre os espaços visitados e registrados por eles, estão o Parque Taquaral, o Centro de Convivência e a Estação Cultura. A terceira parede da Biblioteca será ocupada por obras de artistas ligados à Feira CULT.

DIVERSIDADE ARTÍSTICA

“É um pouco de cada arte, então, ficou bem legal a exposição”, explica a organizadora. Segundo Elisângela, que já participou de outras feiras, o objetivo da CULT é priorizar o aspecto artístico e o trabalho de artistas locais.

“Não queria que fosse só uma feira, mas gostaria que tivéssemos um lado mais cultural mesmo.” Não há uma temática que direcione as obras, pois a ideia é que a feira evidencie a “liberdade do artista, a essência dele”.

“Eu acredito mais em mostrar o que as pessoas gostam de fazer, unindo-as pela arte. Essa essência do artista é o tema”, completa a curadora.

Muitas das obras estarão à venda e artistas também farão pinturas ao vivo durante a feira. Para a formação da primeira Feira CULT, Elisângela foi procurada por parte do grupo que tinha interesse em montar algo como o evento que vai agora sair do papel.

“E vendo os interessados, decidi que devíamos mesmo tocar o projeto, juntando todo mundo.” A proposta do projeto é que esta seja a primeira de várias Feiras CULT, sempre usando o espaço da Biblioteca Municipal.

RECOLHIMENTO DE DOAÇÕES

A artesã Marina Franco, que estará no evento expondo e vendendo suas velas artesanais da marca autoral Velas Mágicas de Saturno, recolherá doações, durante a realização da feira, para ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Ela sugere doações de água, produtos de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, desodorante, absorvente, papel higiênico, fralda), produtos de limpeza (rodo, vassoura, pano de chão, álcool, água sanitária, desinfetante, balde), toalhas de banho e rosto e também roupa de cama.

A artesã encaminhará tudo que for doado aos Correios e prestará contas de toda a ação no seu instagram @velassaturno.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por